Correspondente e Jornal do Porto, lançam Projeto de Beneficência Social, para ajudar assinantes e munícipes

Publicada no JORNAL DO PORTO dia 2-9-2022

Correspondente e Jornal do Porto, lançam Projeto de Beneficência Social, para ajudar assinantes e munícipes

É a paixão de todo o garoto morador das regiões de alcance analógico da EPTV e que joga futsal, disputar a Taça EPTV de Futsal. Na última edição, o jovem Mateus Lasaro se tornou o jogador revelação da taça, enchendo os cidadãos ferreirenses de orgulho. De igual modo, muito se fala do projeto EPTV na Escola. O concurso de redação que envolve os estudantes do último ano do ensino fundamental, é uma febre entres alunos que se dedicam ao estudo e a educação.

Cada vez mais é comum, empresas criarem estratégias dentro da Responsabilidade Social. Este conjunto de ações realizadas pelas empresas, veículos de comunicações, comércio e até entidades, visando cooperar para a melhoria de uma sociedade, é parte da "coluna dorsal" do Jornal do Porto.

Quem nunca ouviu falar da campanha Lacre Solidário? Uma campanha que o Jornal realiza, arrecadando lacres de alumínio, para trocá-los por cadeiras de rodas, que são doadas a entidades assistenciais. O Solar dos Jovens de Ontem, foi uma das instituições beneficiadas com o programa Lacre Solidário, mostrando a responsabilidade social e a importância do jornal na cidade de Porto Ferreira.

Em sua página, o jornal declara que o objetivo da campanha é estimular as boas práticas e conscientizar a população da preservação do meio ambiente. E, em um gesto de acolhimento e humanização, ajudar quem muitas vezes ficam "invisíveis", devido as suas limitações físicas.

Além da campanha do Lacre Solidário, o jornal tem mais planos para criação de vários outros projetos e o mais recente, é o Beneficência Social. Criado em parceria com o correspondente Alex de Souza Magalhães, o projeto visa conceder 10% do valor de novas assinaturas para criação de um fundo, visando auxiliar entidades sem fins lucrativos e cidadãos ferreirenses em estado de vulnerabilidade socioeconômico. "Por isto a necessidade de maior número de assinantes, para que haja uma boa reserva no Fundo-Social do Projeto Beneficência Social. O fundo também será beneficiado por doadores, que entenderem de forma empática a finalidade do Fundo-Social e contribuírem com o mesmo, observa Alex".

O jornal busca parcerias, para que haja a possibilidade de oferecer ajuda aos munícipes que precisarem de exames urgentes e o SUS não cobre, assim como poder ofertar a possibilidade de ajudar com cestas básicas ou nas quitações de contas de energia e água, a quem tiver a real necessidade de auxílio. Entre os convidados a participarem do Beneficência Social, está uma grande empresa, em que a sua Gestora de Pessoas e Talentos, Daiane Junqueira, o classifica como um projeto interessante e parabeniza pela iniciativa. Ou seja, a iniciativa está sendo apresentada para a sociedade, como uma das alternativas para equilibrarem as necessidades, por meio da responsabilidade social.

Para Benedita, moradora do São Manoel, um projeto assim é muito importante, pois mostra que ainda existe um olhar de empatia na sociedade. Enquanto Francisca, moradora do Cristo Redentor, afirma que sempre quis ter essa "válvula de escape", quando mais precisou de exames que o SUS não cobria. O projeto será muito bem-vindo para ajudar aos pobres.

Com o olhar solidário e empático, que o Beneficência Social foi criado. Como uma alternativa para inclusão de munícipes, que muitas vezes ficam "invisíveis", devido as suas limitações sociais. O criador do projeto, afirma que desde da época em que estudava serviço social, tinha a ideia de implantar este plano, para beneficiar a sociedade, mas sempre esbarrou na dificuldade de encontrar empresas parceiras para criação do mesmo.

Quando o Beneficência Social foi apresentado ao diretor do Jornal do Porto, André Bellini, nem só foi aceito, mas visto como um bem não apenas aos assinantes do jornal, mas para a população ferreirense em geral. E o propósito será estendido para outros munícipios, mediante a parceria de empresas. Pirassununga, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rita do Passa Quatro, Descalvado e toda a região, com cobertura do Jornal do Porto, poderão ser inclusos, dependendo apenas do olhar empático de quem estão nestes municípios, que conhecem a real necessidade de seus moradores, assim como o bem estar e qualidade de vida destas populações. (Por Alex Magalhães)