Hidrômetro: Saiba como conservar o equipamento e conheça a sua importância para a economia de água

O hidrômetro é um equipamento de precisão que registra o consumo do imóvel em tempo real e é um grande aliado na luta contra o desperdício.

Hidrômetro: Saiba como conservar o equipamento e conheça a sua importância para a economia de água

A BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira investe na atualização e modernização dos hidrômetros existentes nas residências da cidade, com substituições programadas, de acordo com os critérios técnicos de avaliação e tempo de uso dos equipamentos existentes.

O aparelho registra o volume de água utilizado em um imóvel, o que resulta no valor da fatura ao fim do mês, de acordo com o uso. Portanto, toda vez que o chuveiro é ligado, uma torneira é aberta ou a descarga da residência é acionada, o hidrômetro começa a registrar o volume de água utilizado na ação.

"Com as medições dos aparelhos nos domicílios, a concessionária consegue analisar a média de consumo e mapear os hábitos da população, detectar excessos e perdas, propor campanhas de conscientização e projetar melhorias no sistema de abastecimento", explica Wilson Feliciano, responsável pela área comercial da BRK em Porto Ferreira.

É importante ressaltar que os hidrômetros instalados pela BRK seguem normas técnicas de fabricação, e são certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

A conservação e o cuidado com o aparelho contra danos e roubos é responsabilidade do cliente, que responderá pelas despesas sempre que ficar demonstrada a falta de proteção e guarda do equipamento. Além disso, furtos ou adulterações no hidrômetro podem levar a multas e outras penalidades.

Confira algumas dicas de conservação do aparelho:

? Mantenha o hidrômetro abrigado da chuva e sol

? Não coloque nada acima do equipamento

? Mantenha-o sempre limpo, para que o acúmulo de sujeira, não prejudique a visão dos números, no momento da medição

? Nunca retire o lacre do hidrômetro

? Garanta a padronização da instalação do seu hidrômetro, proporcionando o fácil acesso dos agentes da concessionária nas manutenções e leituras mensais

Em caso de dúvidas com relação ao funcionamento e conservação do hidrômetro, os clientes podem entrar em contato com a concessionária pela agência virtual, Minha BRK, pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas por dia todos os dias da semana ou pelo WhatsApp, no número (11) 99988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h. Em horário comercial, a BRK também conta com a página no Facebook para atendimentos.

Nathalia Lopes - Comunicação – Regional SP