Aplicativo Poupatempo Digital representa quase metade das solicitações realizadas pelos usuários

Nos sete primeiros meses do ano foram mais de 25 milhões de atendimentos on-line

Aplicativo Poupatempo Digital representa quase metade das solicitações realizadas pelos usuários
Em meio ao processo de transformação digital, o Poupatempo diversificou seus canais de atendimento e hoje os serviços presenciais representam 15% da demanda total do programa no Estado. Os outros 85% ficam com os meios eletrônicos, como o portal (www.poupatempo.sp.gov.br), totens de autoatendimento, assistente virtual P, no WhatsApp, pelo número (11)?95220-2974, e o aplicativo Poupatempo Digital.

Lançado em maio de 2020, o app é o responsável por 45% das solicitações, de acordo com o balanço dos sete primeiros meses deste ano, contabilizando mais de 25 milhões de atendimentos. Nos canais eletrônicos, ele representa 55%, do total de 47 milhões no formato digital. No consolidado geral, o Poupatempo contabiliza 55 milhões de atendimentos entre janeiro e julho de 2022, entre serviços presenciais e virtuais.

"Diante de todas as alternativas que o Poupatempo oferece ao cidadão, poder realizar serviços na palma da mão, quando e onde estiver, é uma facilidade que o celular proporciona melhor que qualquer outra ferramenta. Por isso, boa parte dos 220 serviços eletrônicos que o Poupatempo disponibiliza hoje já estão presentes no aplicativo e nosso objetivo é expandir ainda mais", explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo -, responsável pela administração do Poupatempo no Estado.

Atualmente, os serviços eletrônicos mais procurados no Poupatempo Digital são a carteira de vacinação digital contra a Covid-19, pesquisa de pontuação e de restrição de veículos, licenciamento, IPVA, solicitações relacionadas à CNH, consulta de situação eleitoral, além de Bolsa do Povo e emissão do Atestado de Antecedentes Criminais.

Em pouco mais de dois anos, o aplicativo do Poupatempo já acumula mais de 11,3 milhões de downloads. Além de serviços conclusivos, o app também oferece a opção de agendamento de data e horário, obrigatório para atendimentos realizados presencialmente nos postos do programa.

Como baixar:
O Poupatempo Digital está disponível para os sistemas Android e iOS. Para baixar, basta entrar na loja de aplicativos de seu celular (Google Play ou App Store) e buscar por "Poupatempo Digital".

Ao baixá-lo, é possível efetuar o cadastro e ter acesso a todos os serviços online. Aqueles que já utilizam o site do Poupatempo e Bolsa do Povo poderão usar o mesmo login e senha.