Campanha nacional de 2022 diz: "Lugar de autista é em todo lugar!"

Dia Mundial do Autismo pede inclusão em todos os aspectos

Campanha nacional de 2022 diz:

A campanha nacional de 2022 para celebrar o Dia Mundial de Conscien-tização do Autismo traz o tema "Lugar de autista é em todo lugar!" (com a hashtag #AutistaEmTodoLugar), pedindo inclusão em todos os aspectos, em todos os âmbitos, em todo lugar. A data é celebrada todo 2 de abril, criada em 2007 pela ONU (Organização das Nações Unidas), quando cartões-postais de todo o planeta se iluminam de azul — no Brasil, o mais famoso é o Cristo Redentor — para lembrar a data e chamar a atenção da mídia e da sociedade.

O número de referência mundial da prevalência de autismo é do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos EUA, que aponta 1 criança com autismo a cada 44 nascimentos nos números divulgados no fim de 2021. O Brasil não tem números oficiais e, neste ano, pela primeira vez teremos uma pergunta sobre autismo no Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Direitos

No Brasil, a "Lei Berenice Piana" — Lei 12.764, de 2012, que criou a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, regulamentada pelo Decreto 8.368, de 2014 — garante os direitos dos autistas e os equipara às pessoas com deficiência.

Porto Ferreira – no final de fevereiro de 2022, o prefeito Rômulo Rippa sancionou a lei municipal 3.651/2022, aprovada pela Câmara, que institui no município a Política Municipal Para Garantia, Proteção e Ampliação dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de Seus Familiares.

Sentindo o Preconceito

O estudante de direito Giovanni de Santis e ativista, recebeu o diagnóstico de autismo apenas no final de 2020, já adulto, quando foi morar com seu pai. Conta que sempre foi excluído pelas pessoas por causa de suas características.

"Na infância era visto como esquisito, diferente. Era retraído e tinha poucos amigos, mas o que sei é que receber o diagnóstico foi libertador para mim, e me fez muito bem", disse.

"Ainda hoje me sinto constrangido quando me perguntam Autismo tem cura? ou quando as pessoas fazem cara de espanto e dizem Mas você não tem cara de Autista!. Já participei de grupos de debates sobre preconceitos e discriminação do qual fui convidado a sair. Infelizmente as pessoas não compreendem e, ao invés de colaborar com a inclusão, preferem a exclusão dos diferentes. E esta, é uma luta constante.", concluiu Giovanni.

São por casos assim como o de Giovanni, que o o tema deste ano — com a frase da mãe e ativista Fátima de Kwant: "Lugar de autista é em todo lugar!" — vem mostrar a importância de incluir as pessoas autistas nos mais diversos "lugares" da sociedade.

Infelizmente, não é todo mundo que procura se informar sobre o autismo, que colabora para que pacientes sofram preconceito e até mesmo a discriminação. Durante o mês de abril, você é nosso convidado a conhecer um pouco mais sobre o Autismo.

Mais conteúdo sobre autismo e o "Abril Azul" podem ser obtidas na página do Facebook do EuAmoPortoFerreira (https://www.facebook.com/euamoportoferreira ).

No site da ONU ( www.un.org/en/events/autismday ) também há mais informações.

Serviço

A APAE de Porto Ferreira Atualmente atende a 171 pessoas na faixa etária de 0 a 55 anos com Deficiência Intelectual e Múltipla, Autismo e Autismo associado à Deficiência Intelectual e Múltipla.

A APAE caracteriza-se uma Entidade da Assistência Social que presta serviços nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde.

• Assistência Social: atendimento, assessoria e orientação, visando a promoção da autonomia, inclusão social e defesa e garantia de direitos;

• Saúde: habilitação e reabilitação nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoterapia, Neurologia, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional e,

• Educação: prestando atendimento nas áreas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Programa Socioedu-cacional, a Educação Especial Exclusiva com profissionais especializados, estendendo nossa atuação através do P.A.E.I. (Projeto de Apoio Educacional Inclusivo) desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com os profissionais atuando diretamente das Unidades Escolares do município.

Atualmente, para a execução dos serviços, programas e projetos, a APAE de Porto Ferreira conta com a atuação de 120 colaboradores, sendo 70 colaboradores atuando, diretamente na Instituição e 67 atuando nas Unidades Escolares Municipais.

Para manter todos esses serviços em pleno funcionamento, além dos convênios firmados e eventos sociais, a APAE conta com programas de doações que podem ser adotados pela comunidade que queira nos ajudar nessa caminhada, são eles:

• Telemarketing (Valor mínimo de 5,00)

• Ação Entre Amigos (Cotas de 30,00)

• Adote um Aluno (Cotas 50,00)

• APAExonados (Descontos em Folha de Pagamento para Empresas)

Contato para Adesão as Programas ( 3585-5454)