Paciente com sintomas do Covid-19 é internada em Uberlândia

Paciente com sintomas do Covid-19 é internada em Uberlândia

Nesta quarta-feira (26), tivemos o registro do primeiro caso brasileiro do novo coronavírus (Covid-19), com a confirmação de um homem de 61 anos com a variante Sars-Cov-2, em São Paulo. No mesmo dia, no final da tarde, a Secretaria Municipal de Saúde informou que uma paciente com ossintomas da doença está internada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).

Por enquanto, não há muitos detalhes sobre a mulher, como sua idade, mas o Diário de Uberlândia apurou que ela teria desembarcado recentemente de uma viagem à Itália. A paciente estaria há cinco dias na cidade mineira e teria até procurado uma Unidade de Atendimento Integrado, mas a orientação inicial teria sido para que voltasse para casa após ser medicada. Foi então que ela teria procurado o pronto-socorro do HC-UFU, que a colocou em isolamento preventivo na ala cirúrgica.

Questionada sobre o primeiro atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde do município informou que "os sintomas gripais apresentados foram febre, tosse e dificuldade para respirar" e que o "caso se torna suspeito se a pessoa esteve ou manteve contato com pessoas de países com casos confirmados". O órgão disse estar seguindo todas as orientações de atendimento definidas pelo protocolo do Ministério da Saúde.

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
-

Imagem: Reprodução/HC da Universidade Federal de Uberlândia

O Estado de Minas Gerais acompanha outros dois casos em Belo Horizonte, ambos divulgados nesta terça-feira (25). Um deles aborda uma mulher de 57 anos que apresentou sintomas respiratórios em 22 de fevereiro. Ela realizou viagem para Dubai e esteve na Tailândia, Vietnã e Camboja entre janeiro e fevereiro. Atualmente, está isolada e com quadro de saúde estável.

Uma outra mulher, de 25 anos, também apresentou sintomas no dia 22 de fevereiro, com passagem recente pela Tailândia, Singapura, além de Emirados Árabes Unidos e Espanha, durante seu deslocamento. Ao voltar, na segunda-feira (24), procurou o atendimento médico e ficou isolada, por precaução, no hospital Júlia Kubitschek, com quadro de saúde estável.

Ambas estão com suas amostras em análises laboratoriais.

Brasil tem 20 casos sendo investigados

Além da confirmação do primeiro caso de Covid-19 em solo tupiniquim, o país conta com 20 pessoas em avaliação, inclusive as que foram relatadas acima. Até agora, foram 59 suspeitas já descartadas. No mundo todo, a doença vem aparecendo onde até agora não haviam registros oficiais, a exemplo do Brasil e da Grécia — na Itália e no Irã houve um aumento das vítimas fatais.

No total global desta quarta-feira (26), são quase 81,4 mil casos do Covid-19, com 2.771 mortes e 30.359 pessoas recuperadas da doença.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: