Católicos comemoram Dia do Padroeiro e Santuário completa 130 anos em 2022

Católicos comemoram Dia do Padroeiro e Santuário completa 130 anos em 2022

O Santuário Diocesano de São Sebastião comemorou esta semana o Dia do Padroeiro, 20 de janeiro, feriado municipal. A programação litúrgica teve o setenário começando na última sexta-feira (14) e terminando ontem (20), com a Missa da Terra, carreata – no período da manhã – e a Missa Solene, às 18 horas.

Além disso, acontece também na sede paroquial no Centro da cidade a tradicional Quermesse de São Sebastião, que vai até o final do mês nos fins de semana, com música ao vivo, comidas e bebidas.

A data – O dia 20 de janeiro é feriado municipal instituído por lei. Mas o município ferreirense não é o único que adotou o santo como protetor. São dezenas de municípios em todo o país.

Entre as cidades mais conhecidas, está o Rio de Janeiro. Aliás, São Sebastião do Rio de Janeiro. Reza a lenda que, na batalha final que expulsou os franceses que ocupavam o Rio, São Sebastião foi visto de espada na mão entre os portugueses, mamelucos e índios, lutando contra os franceses calvinistas. Além disso, o dia da batalha coincidiu com o dia do santo, celebrado em 20 de janeiro.

Já em território paulista, São Sebastião é padroeiro nas seguintes cidades, além de Porto Ferreira: São Sebastião, Andradina, Cajamar, Braúna, Coroados, Mococa, Itupeva, Nantes, Valinhos, Ibiúna, Suzano, Guaíra, Guapiaçu, Presidente Prudente, Pederneiras, Borborema, Ribeirão Preto, Taquaritinga, Boa Esperança do Sul, Rio Grande da Serra, Piraju, Pirajuí, Sabino, Itaju, Sebastianópolis do Sul, Pedra Bela, Tuiuti, Talhado, Catiguá, Amparo, Louveira e Bady Bassitt.

O Santuário Diocesano de São Sebastião, em Porto Ferreira, guarda em seu piso, próximo ao altar central, pequeno estojo de prata com uma partícula de osso do mártir São Sebastião. Ele foi trazido da Itália pelo engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz e sua esposa, Jandira Viana Forjaz.

História do Santo – São Sebastião nasceu em Milão, na Itália, de acordo com Santo Ambrósio, por volta do século III, embora haja versões de que tenha nascido em Narbonne, na França. Pertencente a uma família cristã, foi batizado em criança. Mais tarde, tomou a decisão de engajar-se nas fileiras romanas e chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do Imperador Diocleciano. Contudo, nunca deixou de ser um cristão convicto e ativo. Fazia de tudo para ajudar os irmãos na fé, procurando revelar o Deus verdadeiro aos soldados e aos prisioneiros. Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo. Até mesmo o governador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio, foram convertidos por ele.

Em certa ocasião, Sebastião foi denunciado, pois estava contrariando o seu dever de oficial da lei. Teve, então, que comparecer ante o imperador para dar satisfações sobre o seu procedimento.

Diante do Imperador, Sebastião não negou a sua fé e foi condenado à morte, sem direito à apelação. Amarrado a um tronco, foi varado por flechas, na presença da guarda pretoriana. No entanto, uma viúva chamada Irene retirou as flechas do peito de Sebastião e o tratou.

Assim que se recuperou, demonstrando muita coragem, se apresentou novamente diante do Imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-o de inimigo do Estado. Perplexo com tamanha ousadia, Diocleciano ordenou que os guardas o açoitassem até a morte. O fato ocorreu no dia 20 de janeiro de 288.

São Sebastião é o protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra.

Paróquia – Já a fundação da Paróquia São Sebastião aconteceu no ano de 1892, surgindo antes mesmo da fundação da cidade de Porto Ferreira. Durante 100 anos foi a única paróquia da cidade.

A antiga Igreja Matriz, com sua frente voltada para a rua São Sebastião, foi demolida a partir do dia 4 de fevereiro de 1952, para dar lugar a atual Igreja Matriz (elevada a Santuário Diocesano de São Sebastião em 2013).

A Igreja Matriz está localizada na Praça Cornélio Procópio (praça central). Já suas Comunidades - 8 no total - espalham-se pelo território ferreirense.

A Igreja Matriz de São Sebastião tem um valor cultural muito grande para a cidade. Benedito Calixto de Jesus Neto, famoso arquiteto responsável também pelo projeto do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida em Aparecida (SP), foi o arquiteto responsável por seu projeto. A pedra fundamental foi lançada em 20 de janeiro de 1952. No dia 22 de novembro de 1953, foi realizada a primeira Missa, mas o término da sua construção demorou ainda alguns anos, pois o piso e o relógio foram instalados em julho de 1957, os vitrais em 1958.

Toda a pintura na parede frontal da Igreja Matriz, com cenas da vida do Padroeiro São Sebastião foram pintadas em 1962 pelo artista Antônio Maria Nardi, de Bologna-Itália.

Atualmente, o Santuário tem à frente como seu reitor o padre Amarildo Marçoli.