Secretaria de Saúde solicita colaboração da população e esclarece algumas dúvidas

Informativo à população contém cuidados essenciais para a redução do risco de mais transmissões

Secretaria de Saúde solicita colaboração da população e esclarece algumas dúvidas

A Secretaria de Saúde de Porto Ferreira solicita a colaboração de toda população no sentido de manterem as medidas sanitárias recomendadas para a redução do risco de mais transmissões do vírus da covid-19 durante as festividades do final do ano, ou seja:

  • usar máscara em ambientes fechados
  • lavar as mãos regularmente e uso de álcool gel ou álcool 70%
  • evitar aglomerações
  • evitar conversas muito próximas

Sobre os testes antígenos

A secretaria esclarece algumas dúvidas:

Tem-se observado que pacientes realizam vários testes com resultados negativos e posteriormente positivam. Isso se dá porque os sintomas são resultados de uma resposta imune, e não do vírus propriamente dito. Assim, as doses de vacina fazem a imunidade aumentar para conter o vírus antes que ele se multiplique no organismo e é dessa forma que o resultado de um teste antígeno pode dar negativo, mesmo sendo positivo.

Portanto, se você esteve em contato com um caso positivo, não se sinta protegido apenas com um resultado negativo em mãos. Não coloque outras pessoas em risco. O correto é ficar em isolamento e testar no 5º dia do contato. Use sempre a máscara!

Juntamente com a Vigilância Epidemiológica, o orgão ainda solicita mais alguns cuidados:

Solicitamos ainda a todos os estabelecimentos comerciais e de entretenimento, que preferencialmente deixem de realizar shows musicais ao vivo, pois com o som ao vivo as pessoas têm a tendência de ficar mais próximas (dança) e falam mais alto, expelindo gotículas de saliva, que são um dos principais meios de transmissão do vírus causador da covid-19. O mesmo se aplica a som ambiente alto.

Desejamos a todos um Feliz Ano Novo, sem aglomerações e, se possível, no âmbito familiar.