Conheça a trajetória de Karina Massoneti, uma das pioneiras na área de Nutrição em Porto Ferreira

Conheça a trajetória de Karina Massoneti, uma das pioneiras na área de Nutrição em Porto Ferreira

Há mais de vinte anos atuando como Nutricionista em Porto Ferreira, Karina Massoneti Tozzato Rodrigues, filha do Capitão Tozzato e da professora Bete Massonetti, nasceu na cidade de Valença no Rio de Janeiro e se mudou para Porto ainda com 4 anos de idade.

Batizada pelas mãos do Padre Pavesi, Karina vivenciou os principais acontecimentos e tradições da juventude ferreirense dos anos de 1990. Aluna exemplar nas tradicionais escolas da Laura Salgueiro, Sud Mennucci, Kennedy, e Mário Borelli Thomaz, adorava participar, acompanha da mãe, da organização das quermesses e festas religiosas, se recorda dos carnavais no Clube de Campo e também da agitação provocada pelas famosas gincanas que movimentavam toda a cidade. "Eu achava muito legal, eu ficava encantada com aquela cidade toda movimentada, toda unida".

"Embora não seja uma bailarina exímia", como brinca, Karina foi aluna de balé da Tia Márcia Vanin, arte que se dedicou a aprender desde muito cedo. Já na juventude, frequentava o Escondido, barzinho próximo ao Fórum, que atraía multidões, e também as famosas FEIFES. Em umas delas, inclusive, se recorda de ter assistido um show da Xuxa Meneguel e de ter trabalhado em estandes da Nestlé e do Boticário.

Casada com o Dr. Luis Humberto e mãe da Maria Clara e da Maria Luiza, Karina se recorda com carinho de seus avós. Seu bisavô, Reinaldo Massonetti trabalhou, segundo conta, no transporte da balsa, seguindo a herança do famoso balseiro João Ferreira. Do outro lado, se recorda de Roberto Lara, famoso catireiro e também de seu avô materno, José Massoneti, segundo ela, proprietário da primeira carteira profissional de motorista em Porto Ferreira.

A paixão pela nutrição nasceu ainda na infância, formou-se em Ribeirão Preto em uma época em que pouco se falava e conhecia sobre Alimentação, e já no primeiro ano de faculdade conseguiu um estágio no Hospital Dona Balbina, onde atuou por vários anos e conheceu uma das referências de sua vida profissional: Vera Lucia Visolli. "Ela me despertou um olhar de nutrição que mudou realmente tudo que eu penso".

Nas mais de duas décadas de serviço à comunidade ferreirense, ilustres nomes já passaram por Karina, entre eles, a do Dr. Nicolau de Vergueiro Forjaz, paciente por anos da nutricionista. "Tenho muito orgulho de falar que eu consigo ajudar muita gente".

Para ela, uma das coisas mais valiosas, é poder ser um bom exemplo para suas filhas, como um dia seus pais também o foram. E para a cidade que a recebeu, Karina deseja que lá na frente, mais pessoas possam, como ela neste momento, contar a sua trajetória e colaboração com a comunidade ferreirense.

O projeto Porto de Memórias, busca resgatar e preservar a história da cidade de Porto Ferreira, por meio de entrevistas que eternizam as lembranças e memórias de personagens marcantes do município e é idealizado pelo jornalista Felipe Lamellas.