Twitter considera adicionar opção para enviar tuítes para 'amigos próximos'

Twitter considera adicionar opção para enviar tuítes para 'amigos próximos'
Rede social disse que está 'colhendo opiniões' para função, que ainda está em estágios iniciais de desenvolvimento. Ícone do Twitter, em smartphone

Thomas White/Reuters

O time de projetos do Twitter compartilhou na última quinta-feira (1) o conceito de uma nova função na rede social para enviar tuítes somente para "amigos próximos".

Somente seguidores selecionados teriam acesso a determinados posts. A ideia é similar com a opção já disponível para os stories do Instagram, por exemplo.

Ao G1, o Twitter disse que o "time de design tem procurado mostrar para as pessoas algumas ideias que estão sendo discutidas".

"Essa é uma ideia de nova funcionalidade para a qual estamos colhendo opiniões na plataforma", afirmou a companhia.

Imagem do conceito da opção 'amigos próximos' no Twitter

Reprodução

Não há uma data prevista para que a opção apareça para os usuários. É possível que até o lançamento a ideia mude bastante ou não vá para frente.

A rede social mostrou ainda uma ideia de configurar diferentes "personas", que serviria como um perfil pré-definido para posts pessoais e de trabalho, por exemplo.

Os usuários poderiam decidir entre seguir personas específicas de cada usuário, acompanhando somente sua vida profissional, por exemplo. As pessoas teriam que especificar em qual persona publicaria cada tuíte – com o padrão sendo para todas elas.

Outro conceito do Twitter adiciona 'personas' em perfis, para separar conteúdos pessoais de profissionais

Reprodução

SAIBA MAIS: Twitter começa a liberar versão paga que oferece recursos adicionais

Essas não são as primeiras funcionalidades que são testadas para tornar o Twitter um espaço mais reservado a amigos.

Em maio de 2020, a plataforma começou a liberar uma função que limitava quem poderia responder a tuítes – entre todos, pessoas que o usuário segue e somente os que foram mencionados no post.

A medida veio para atender uma reclamação frequente entre os usuários da rede social, que recebem respostas de pessoas que não conhecem.

LEIA MAIS: Chefe do Instagram diz que app não é mais voltado para compartilhar fotos; rede deve ficar mais parecida com TikTok

No YouTube, G1 explica o que é NFT