Com vacinação de professores, Porto Ferreira deve retomar aulas presenciais no segundo semestre

Com vacinação de professores, Porto Ferreira deve retomar aulas presenciais no segundo semestre

Nesta sexta-feira (10) foi iniciada a vacinação para os profissionais da Educação que ainda não haviam recebido a primeira dose contra a covid-19, ou seja, o público de 18 a 44 anos de idade sem comorbidades. A vacinação abre caminho para o retorno às aulas presenciais no segundo semestre, já em agosto.

A informação é extraoficial e está sendo discutida nos bastidores da Prefeitura, conforme apurou a reportagem do Jornal do Porto. Lembrando que na rede pública municipal até agora o ensino está sendo feito somente por meio remoto, em plataformas online ou entrega e devolução de material físico.

Já na rede pública estadual, que vem adotando rodízios, os próximos dias serão decisivos para retomada das aulas presenciais. Segundo o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, o protocolo para retorno das aulas presenciais passa por revisão e será apresentado para o Centro de Contingência da Covid-19 nos próximos dias. Atualmente, as escolas das redes estadual e privada podem receber apenas 35% dos alunos e seguir as normas sanitárias.

"Nossa estratégia está em organizar a vacinação, revisar todos os protocolos e fazer uma mudança com grande estabilidade no processo educacional. Não adianta fazer nada uma mudança de 35% para 45% neste momento", declarou o secretário em pronunciamento na quarta-feira (9), indicando que as medidas devem ser implementadas no segundo semestre.

O secretário afirmou que a nova metodologia de volta às aulas estará ligada ao distanciamento entre os jovens dentro das escolas e a capacidade física das unidades de ensino. Em Porto Ferreira também já foi elaborado um protocolo de medidas a serem adotadas.

"A vacinação impactará sim no processo de volta mais segura e, portanto, também, certamente, nos permitirá avançar nos próximos meses", disse Rossieli.