Na Câmara, Ozelim pede vacinação em massa urgente para Porto Ferreira

Cidade registrou casos com mutação semelhante à da Índia, mais agressiva e transmissível

Na Câmara, Ozelim pede vacinação em massa urgente para Porto Ferreira

Na Câmara, Ozelim pede vacinação em massa urgente para Porto Ferreira

Cidade registrou casos com mutação semelhante à da Índia, mais agressiva e transmissível

O vereador Marcelo Ozelim apresentou um pedido de urgência para a vacinação em massa da população de Porto Ferreira contra a covid-19. O requerimento, apresentado durante a sessão da última segunda-feira, 17, foi endereçado às autoridades brasileiras no assunto, incluindo o Ministério da Saúde. O documento reforça um ofício feito pela Secretaria Municipal de Saúde, em 31 de março, e contou com o apoio e a subscrição de todos os vereadores.

"Espero que as autoridades se sensibilizem com a nossa situação e possam atender os nossos pedidos", afirma Ozelim, que também é líder do governo na Câmara.

O parlamentar está preocupado com as estatísticas da dispersão da doença na cidade. "Porto Ferreira está no limite de sua estrutura para atender novos casos", diz. "Além disso, foi encontrada uma alteração muito preocupante na variante do vírus transmitido na cidade", completa.

Ozelim refere-se à identificação da mutação L452R na proteína S do SARS-CoV-2. Isto significa que, no município ferreirense, circula um vírus muito mais agressivo, de maior transmissibilidade e não combatido por anticorpos neutralizantes, o que pode tornar as vacinas disponíveis hoje menos eficazes.

O alerta sobre esta variante foi feito no documento de 4 de maio, da Rede Vírus MCTI, um comitê formado por especialistas, representantes de governo, agências de fomento, centros de pesquisa e universidades, ligados ao Ministério da Saúde. Foram identificados 9 casos com essa mutação e se assemelha às variantes presentes na Índia e no estado da Califórnia, nos EUA.

"Precisamos mobilizar todos os nossos esforços para controlar essa epidemia e tentar frear a disseminação desse vírus", afirma Ozelim. Para ele, a vacinação em massa é a única solução.

"Até conseguirmos vacinar a todos, deixo o meu apelo para que a nossa população redobre os cuidados. Não deixem de usar máscaras, de higienizar as mãos e, principalmente, evitem se aglomerar", aconselha.