É #FAKE que WhatsApp mudou 'furtivamente' configuração de grupos no aplicativo

É #FAKE que WhatsApp mudou 'furtivamente' configuração de grupos no aplicativo
WhatsApp afirma que a configuração padrão sempre foi a de possibilitar que qualquer pessoa adicione um usuário a um grupo. Ou seja, não houve mudança, muito menos 'furtiva' ou em 2021. Em 2019, WhatsApp permitiu, na verdade, que usuários que não desejam ser adicionados em grupos por pessoas que desconhecem mudem isso no aplicativo. Circula pelas redes sociais uma mensagem que diz que o WhatsApp "furtivamente" mudou a configuração de grupos para que todas as pessoas, inclusive desconhecidas, possam adicionar um usuário a um grupo, incluindo chats de apostas e grupos de fraude financeira. É #FAKE.

Selo fake

G1

Procurado, o WhatsApp afirma que não houve tal mudança e que, portanto, não houve nenhuma ação "furtiva" ou recente.

"O WhatsApp sempre permitiu que qualquer pessoa com seu número de telefone pudesse te enviar uma mensagem ou te adicionar a um grupo, assim como qualquer pessoa pode te enviar um SMS ou um e-mail caso tenha suas informações de contato. Este tem sido o padrão desde 2011 e qualquer comentário indicando o contrário é falso", afirma.

"Em 2019, o WhatsApp adicionou novos controles para os usuários que preferem estabelecer limites sobre quem pode adicioná-lo a grupos", esclarece.

Em outras palavras, a configuração padrão sempre foi "todos". No entanto, desde 2019, cabe ao usuário decidir o quanto quer se expor. Se deixar "todos", uma pessoa que não tem seu contato pode adicioná-lo a um grupo. Caso contrário, ele pode alterar isso.

O trecho da mensagem que mostra como alterar as configurações do WhatsApp, inclusive, é verdadeiro. O usuário pode escolher "todos", "meus contatos" e "meus contatos, exceto". Detalhe: os administradores que não conseguirem adicionar o usuário a um grupo ainda poderão enviar a esse usuário um convite por meio de uma conversa individual.

A mensagem falsa tem sido bastante disseminada. O WhatsApp a marcou como "encaminhada com frequência" e disponibilizou uma lupa (à esquerda da mensagem falsa) para permitir que o usuário pesquise sua veracidade na internet.

É #FAKE que WhatsApp mudou furtivamente configuração de grupos

Reprodução

Vídeo: Veja como identificar se uma mensagem é falsa

Como identificar se uma mensagem é falsa

VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE

Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)