Spotify compra Locker Room, aplicativo concorrente do Clubhouse

Spotify compra Locker Room, aplicativo concorrente do Clubhouse
Aplicativo de streaming pretende oferecer salas de bate papo ao vivo. Valores do negócio não foram divulgados Daniel Ek, CEO do Spotify, durante evento em Nova York.

Shannon Stapleton/Reuters

O serviço de streaming de música Spotify anunciou nesta terça-feira (30) que comprou a desenvolvedora de aplicativos Betty Labs.

A companhia é criadora do Locker Room, concorrente da rede social por voz Clubhouse. Os valores do negócio não foram divulgados.

A intenção do Spotify é tornar podcasts mais interativos com salas de áudio ao vivo e criar uma função de salas de conversas no aplicativo de streaming.

ENTENDA: O que é o Clubhouse e como ele funciona?

O Locker Room é focado em conversas com fãs de esportes, mas os novos donos disseram que nos próximos meses ele irá se "expandir e evoluir".

"Criadores e fãs têm pedido formatos ao vivo no Spotify, e estamos entusiasmados que em breve os disponibilizaremos para centenas de milhões de ouvintes e milhões de criadores em nossa plataforma", disse Gustav Söderström, diretor de pesquisa e desenvolvimento do Spotify.

O que é o Locker Room?

O Locker Room é um aplicativo com proposta similar ao do Clubhouse, em que pessoas se reúnem em salas de bate papo por áudio ao vivo.

O aplicativo tem foco específico em esporte, por isso o nome em inglês que pode ser traduzido como "vestiário". A tela inicial mostra pessoas, times, canais e tópicos que foram seguidos pelos usuários.

O criador de cada sala controla quem pode falar e "subir ao palco" e os ouvintes podem "levantar a mão" para pedir a palavra.

Uma característica diferente do Locker Room em relação aos concorrentes é a presença de um chat por texto, que fica disponível simultaneamente à conversa por áudio.

Popularidade de apps por voz

Os serviços de conversas por voz ganharam tração no início desse ano com a explosão do Clubhouse, o que atraiu os olhares de concorrentes.

O Twitter, por exemplo, disponibilizou no início de março o recurso de áudio "Spaces" para pessoas que usam Android.

O "Spaces" é um recurso em testes no Twitter, lançado em dezembro passado. Nele, usuários criam salas de áudio para bater papo ou reunir uma plateia em tempo real – ideia muito similar ao Clubhouse.