Uber vai conceder benefícios de funcionários a todos seus motoristas no Reino Unido

Uber vai conceder benefícios de funcionários a todos seus motoristas no Reino Unido
Decisão ocorre após empresa perder batalha trabalhista na Suprema Corte britânica. Mais de 70 mil motoristas terão direito a salário mínimo e férias remuneradas, algo inédito no mundo para a plataforma. Uber vai conceder benefícios de funcionários a 70 mil motoristas no Reino Unido

REUTERS/Shannon Stapleton

O Uber anunciou nesta terça-feira (16) que vai conceder benefícios de funcionários para todos seus mais de 70 mil motoristas cadastrados no Reino Unido. A decisão ocorre após a gigante da tecnologia perder batalha na Suprema Corte britânica em fevereiro.

A partir desta quarta-feira (17), os motoristas terão direito a salário mínimo e férias remuneradas, algo inédito no mundo para a empresa.

Em fevereiro, o Uber afirmou que decisão da Justiça não se aplicaria a todos os atuais motoristas na no Reino Unido, mas acabou mudando seu posicionamento.

"Isso segue a recente decisão da Suprema Corte do Reino Unido, que fornece um caminho mais claro para um modelo que dá aos motoristas os direitos da condição de trabalhador enquanto continua a deixá-los trabalhar com flexibilidade", disse o Uber, nesta terça.

Como foi o processo contra o Uber no Reino Unido?

Em uma ação aberta por dois motoristas, um tribunal de trabalho de Londres decidiu em 2016 que que a companhia exercia controle significativo sobre eles e que por isso eles não deveriam ser considerados como autônomos. A empresa recorreu e em 2018 a Justiça reafirmou o vínculo trabalhista entre Uber e motoristas no Reino Unido.

Em julgamento de apelação em fevereiro de 2021, a Suprema Corte manteve a decisão e determinando que um grupo de motoristas têm direito a benefícios trabalhistas, como o salário mínimo.

Assista vídeos de TECNOLOGIA no G1