Porto Ferreira e Tambaú são as cidades que menos vacina aplicaram

Porto Ferreira e Tambaú são as cidades que menos vacina aplicaram

Um levantamento feito pela reportagem do Jornal do Porto com dados do Vacinômetro do Governo do Estado e a estimativa da população em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que na microrregião os municípios de Porto Ferreira e Tambaú foram os que menos aplicaram vacinas contra a covid-19 em suas populações.

Os dados foram coletados nas fontes acima na tarde de ontem (25). Tambaú mostrou o menor índice. Apenas 2,80% da população local recebeu a primeira dose da vacina. Em Porto Ferreira o número é pouca coisa superior, 2,96%. Mesmo levando em conta a aplicação da segunda dose a colocação dos municípios não muda.

A cidade com melhor resultado é Santa Rita do Passa Quatro, onde 5,42% da população já tomou a primeira dose. Na sequência vêm Descalvado (4,61%), Pirassununga (4,13%) e Santa Cruz das Palmeiras (3,06%). Ampliando um pouco mais o leque, outras cidades próximas apresentaram os seguintes resultados para aplicação da primeira dose/total da população: São Carlos (4,76%), Santa Rosa de Viterbo (2,99%), São Simão (3,39%), Luís Antônio (2,56%) e Leme (3,46%).

Segundo o vacinômetro, Porto Ferreira havia aplicado até ontem 2.109 doses, entre primeira e segunda. Número próximo ao de Santa Rita (1.857), cuja população é praticamente a metade do município ferreirense.

Pela lógica tripartite do Sistema Único de Saúde (SUS), Estados e municípios têm autonomia para montar seu próprio esquema de vacinação e dar vazão à fila. Devem seguir as características de sua população, demandas específicas de cada região e doses disponibilizadas. Cada Estado recebe, portanto, volume proporcional de doses, que são distribuídas de acordo com o tamanho do público-alvo prioritário do cronograma nacional em andamento. Isto pode explicar porque Santa Rita do Passa Quatro, por exemplo, já recebeu mais doses do que Porto Ferreira, proporcionalmente falando, e está mais adiantada no programa. Isto é, a cidade deve contar com mais trabalhadores da Saúde e idosos do que Porto Ferreira, em porcentagem.