Facebook está trabalhando em produto similar ao Clubhouse, diz jornal

Facebook está trabalhando em produto similar ao Clubhouse, diz jornal
Aplicativo de mensagens de áudio ganhou fama repentina nos últimos dias. Aplicativo Clubhouse por enquanto é exclusivo para iPhone.

Reuters/Florence Lo

O Facebook está criando um novo produto de conversa por voz similar ao aplicativo Clubhouse, publicou o "New York Times" nesta quarta-feira (10), citando fontes com conhecimento do assunto.

A rede social não comentou o assunto ao ser questionada pela Reuters.

SAIBA MAIS: como funciona o Clubhouse

Produtos famosos do Instagram, que pertence ao Facebook, também foram "inspirados" em concorrentes. O Stories nasceu depois da explosão do Snapchat, com seus vídeos curtos que sumiam após 24 horas.

No ano passado, a rede social lançou o Reels, também para vídeos curtos, com uma pegada muito similar ao aplicativo que começou a fazer sucesso nos últimos anos, o TikTok.

Também em 2020, na esteira do "boom" das videoconferências em virtude da pandemia, o Facebook lançou o Rooms, que permite reunião grandes grupos em salas virtuais do Messenger. Com isso, a empresa tentava entrar na briga pelo segmento que fez as procuras pelo Zoom dispararem.

Fama repentina

O interesse pelo Clubhouse, rede social baseada em conversas por voz, disparou nos últimos dias. As buscas pelo app no Google cresceram 525% em uma semana, segundo o próprio buscador.

O mensageiro é baseado em áudio, com diversas salas de bate-papo com duração pré-determinada. Não há fotos ou vídeos, a não ser as imagens do perfil de cada pessoa, e tudo acontece em tempo real — não é possível reproduzir conteúdos antigos, como em conversas no WhatsApp.

Além disso, o app é exclusivo para iPhones e limitado para pessoas com convite. Os interessados podem baixar o app e entrar em uma lista de espera, que é sincronizada com os contatos do celular.

Caso algum amigo já esteja dentro da plataforma, ele consegue permitir a entrada na rede, mas cada pessoa tem direito a chamar dois amigos.

A rede chegou até a driblar a censura na China por alguns dias.

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