Com pandemia, banda larga recebe 31,6% mais reclamações e se torna líder em queixas, diz Anatel
Foram 764 mil chamados com queixas sobre o serviço em 2020. Agência informa que recebeu 2,96 milhões de reclamações para todas as áreas. O serviço de banda larga foi o que teve mais reclamações proporcionalmente ao número de acessos em 2020. Com a pandemia, as queixas dos usuários cresceram 31,6% em comparação a 2019 – foram 764 mil chamados, informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).Com o resultado, o Índice de Reclamações (IR) médio referente a banda larga ficou em 1,87, dando pela primeira vez a liderança para este segmento. Esse índice mede a quantidade de reclamações registradas a cada mês para um grupo de mil acessos em serviço.Especialistas apontam problemas mais comuns na banda largaO setor de telecomunicações como um todo em 2020 atingiu IR de 0,80 contra 0,79 em 2019. Mesmo assim, informa a Anatel, ainda está abaixo do pico de 2016, quando chegou a 0,96. A agência informou que recebeu 2,96 milhões de reclamações em 2020. Esse número é 0,5% menor que o de 2019. O nível se mantém estável desde 2018, quando foram registradas 2,94 milhões de demandas. O pico de reclamações foi em 2015, quando foram registradas 4,09 milhões de queixas.Principal reclamação na banda largaSegundo a Anatel, o item chamado de "Qualidade e Funcionamento" foi o responsável pelo desempenho negativo da banda larga fixa no período."Especialmente após o início das medidas de isolamento social associadas à pandemia de Covid-19, entre março e abril do ano passado. A partir de maio, as reclamações sobre qualidade e funcionamento passaram a cair, mas encerraram 2020 ainda em patamares superiores ao do ano de 2019", disse a agência, em comunicado.O maior impacto, segundo a Anatel, ocorreu na Claro e nas prestadoras de pequeno porte (PPPs).Dicas de Segurança Digital no G15 dicas de segurança para sua vida digital