Luedji Luna contextualiza primeiro disco de Luiz Melodia em série sobre álbuns icônicos

Luedji Luna contextualiza primeiro disco de Luiz Melodia em série sobre álbuns icônicos
Ana Cañas discorre sobre 'Alucinação', obra-prima de Belchior, em temporada que também aborda trabalhos de João Gilberto, Jorge Ben Jor e Tim Maia. Capa do álbum 'Pérola negra', de Luiz Melodia

Reprodução

? Em 1973, Luiz Melodia (1951 – 2017) cumpriu as altas expectativas artísticas ao lançar um primeiro álbum, Pérola negra, que se tornou um clássico instantâneo da discografia brasileira, confirmando o talento evidenciado quando Gal Costa apresentou o compositor carioca ao Brasil ao dar voz à canção-título Pérola negra no show Fa-Tal – Gal a todo vapor (1971 / 1972).

Em Pérola negra, o disco, Luiz Melodia também subverteu expectativas – alimentadas por quem esperava um disco de sambas da parte de compositor negro, vindo do morro – com repertório autoral formatado com mistura singular de soul, rock, blues, ritmos do nordeste do Brasil e, sim, samba.

É esse icônico primeiro álbum de Melodia que a cantora e compositora Luedji Luna interpreta, comenta e contextualiza na segunda temporada da série de TV Depois daquele álbum. A nova temporada estreia às 23h30m desta terça-feira, 8 de dezembro, no Canal Bis.

A cada episódio semanal, um artista celebra na série um álbum de cantor ou banda que admira, fazendo comentários sobre as músicas desse disco e cantando algumas delas.

Nessa segunda temporada, além de Luedji Luna discorrer sobre Pérola negra, Ana Cañas disseca Alucinação (1976) – álbum que consolidou a carreira de Belchior (1947 – 2017) – com a intimidade de quem pesquisou a obra do compositor cearense para fazer live que gerou ainda inédito álbum de estúdio.

Já Gloria Groove fala sobre Frank (2003), o primeiro álbum da cantora inglesa Amy Winehouse (1983 – 2011), enquanto Kell Smith aborda In Tokyo (2004), álbum ao vivo de João Gilberto (1931 – 2019). Luiza Lian interpreta Tábua de esmeraldas (1974), um dos títulos mais celebrados da discografia de Jorge Ben Jor.

Por fim, a banda Tuyo comenta não um álbum, mas uma coletânea, Inesquecível (1999), de Tim Maia (1942 – 1998). Após a exibição, os episódios estarão disponíveis para streaming no dia seguinte no aplicativo Bis play.