Gal Costa celebra Luiz Melodia ao maturar 'Juventude transviada' com Seu Jorge

Gal Costa celebra Luiz Melodia ao maturar 'Juventude transviada' com Seu Jorge
Capa do single 'Juventude transviada', de Gal Costa com Seu Jorge

Divulgação

Resenha de single

Título: Juventude transviada

Artistas: Gal Costa e Seu Jorge

Compositor: Luiz Melodia

Edição: Biscoito Fino

Cotação: * * * 1/2

? Das quatro músicas já reveladas do álbum em que Gal Costa revisita o próprio repertório em dueto com dez cantores de diferentes estilos e gerações, Juventude transviada é a composição menos associada de imediato à voz cristalina da cantora. Até porque a música de 1975 não foi lançada por Gal.

A artista gravou o samba torto de Luiz Melodia (7 de janeiro de 1951 – 4 de agosto de 2017) no álbum Gal tropical (1979) e o regravou, após 25 anos, no CD e DVD Gal Costa ao vivo (2006) ao fazer o registro audiovisual do show Hoje (2005 / 2006).

A terceira gravação de Juventude transviada por Gal junta a artista baiana com o cantor carioca Seu Jorge em single que chega ao mercado fonográfico na sexta-feira, 27 de novembro, em edição da gravadora Biscoito Fino.

Música apresentada em 1975 na trilha sonora da novela Pecado capital (TV Globo, 1975 / 1976), meses antes de ser incluída no segundo álbum de Melodia, Maravilhas contemporâneas (1976), Juventude transviada está no disco revisionista de Gal – idealizado pelo diretor artístico Marcus Preto para celebrar os 75 anos completados pela cantora em 26 de setembro – como forma de evocar a presença emblemática de Luiz Melodia na carreira da artista.

Como está na história da música brasileira, coube a Gal – por iniciativa de Waly Salomão (1943 – 2003) – a proeza de apresentar a obra do compositor carioca ao Brasil quando deu voz a Pérola negra (Luiz Melodia, 1971) no show Fa-Tal – Gal a todo vapor (1971 / 1972). Desde então, os nomes de Gal e Melodia ficaram eternamente associados um ao outro.

O convite a Seu Jorge para reviver Juventude transviada com Gal reforça o link em gravação introduzida pela percussão de Gabriel Vaz e feita de forma remota com produção musical dividida entre Seu Jorge e Felipe Pacheco Ventura, responsável pelo arranjo de cordas.

A propósito, neste atual registro de Juventude transviada, as cordas soam proeminentes, incisivas, tirando o protagonismo do toque do violão posto por Seu Jorge com sensibilidade em estúdio da cidade de São Paulo (SP).

O dueto entre Gal e Seu Jorge resulta estranho – e a estranheza, no caso, jamais deve ser entendida como algo negativo, até pela natureza nada ortodoxa da obra de Melodia.

É a voz de Seu Jorge a primeira a ser ouvida na gravação de quase quatro minutos. De início, o canto de Jorge soa demasiadamente grave, baixo, cavernoso, como um sussurro. Aos poucos, o cantor eleva (um pouco) o tom, se aproximando do registro vocal habitual. A voz de Gal é ouvida quando a gravação se aproxima do minuto e meio.

"Cada cara representa uma mentira" é o primeiro verso de Juventude transviada ouvido na voz da cantora e, de cara, se percebe uma interpretação bem mais maturada do que a já mencionada gravação do álbum Gal tropical.

Nos dois minutos finais do single, Gal e Jorge se alternam no canto dos versos surrealistas de Melodia até a fusão virtual das vozes no verso final "Uma mulher não deve vacilar".

Mesmo sem reeditar o pico de sedução dos duetos de Gal com Rodrigo Amarante em Avarandado (Caetano Veloso, 1967), com Zeca Veloso em Nenhuma dor (Caetano Veloso e Torquato Neto, 1967) e com Zé Ibarra em Meu bem, meu mal (Caetano Veloso, 1981), o dueto da cantora com Seu Jorge em Juventude transviada reitera o alto nível artístico do álbum comemorativo dos 75 anos de Gal Costa.