Primeiro álbum do Som Imaginário é reeditado em LP 50 anos após edição original

Capa e contracapa da edição em LP do álbum 'Som Imaginário', lançado em 1970 Divulgação

Capa e contracapa da edição em LP do álbum 'Som Imaginário', lançado em 1970 Divulgação

Criado em 1970 para tocar com Milton Nascimento em show, grupo trilhou caminho próprio e teve integrantes como Tavito e Zé Rodrix na formação original. Parceria de Beto Guedes com Fernando Brant (1946 – 2015) e com Lô Borges, a música Feira moderna ficou mais conhecida na voz de Beto em gravação feita pelo cantor mineiro para o álbum Amor de índio (1978).

Mas Feira moderna é composição apresentada em 1970 pelo Som Imaginário na quinta edição do Festival Internacional da Canção (FIC) e incluída na sequência no repertório do primeiro álbum desse grupo criado naquele ano 1970 para acompanhar Milton Nascimento no show Milton Nascimento, ah, e o Som Imaginário.

Esse primeiro álbum do grupo, intitulado Som Imaginário e lançado em 1970, está sendo reeditado em LP via Polysom neste mês de fevereiro de 2020 – através da série Clássicos em vinil – 50 anos após a edição original.

Mesmo nunca tendo se dissociado da trajetória de Milton, o Som Imaginário trilhou caminho próprio em discos com som que misturou influências da onda psicodélica dos anos 1960 e do rock progressivo da década de 1970.

Com reprodução exata da arte do LP original, a reedição do álbum Som Imaginário joga luz sobre disco que apresentou o grupo com formação que incluía Tavito (1948 – 2019) e Zé Rodrix (1947 – 2009), parceiros em Hey man, uma das dez músicas do álbum.

Com repertório autoral que conciliou músicas escritas em português e em inglês, o álbum Som Imaginário apresentou Tema dos deuses – composição da lavra de Milton Nascimento – e Nepal, música de Frederico Mendonça, o Fredera, guitarrista que integrou o Som Imaginário ao lado de Wagner Tiso (piano), Robertinho Silva (bateria), Luiz Alves (baixo) e os já mencionados Tavito (guitarra base) e Zé Rodrix (órgão).

O álbum Som Imaginário volta ao catálogo três meses a reedição em LP do terceiro álbum do grupo, Matança do porco, lançada em novembro de 2019 na mesma série Clássicos em vinil.
Acompanhantes Goiania