'Brega & Chique' entra no Globoplay; relembre história de Rafaela e Rosemere

'Brega & Chique' entra no Globoplay; relembre história de Rafaela e Rosemere
Marília Pêra, Glória Menezes, Raul Cortez, Jorge Dória e Paula Lavigne estão no elenco da novela de 1987. Veja curiosidades e fotos. Glória Menezes (Rosemere da Silva) e Marília Pêra (Rafaela Alvaray) foram as protagonistas de 'Brega & Chique' (1987)

Acervo Grupo Globo

"Brega & Chique" é a novela que entra no Globoplay nesta segunda (26). Exibida em 1987, a trama de Cassiano Cabus Mendes tinha como foco a história de duas mulheres: Rosemere da Silva (Glória Menezes) e Rafaela Alvaray (Marília Pêra).

Para ajudar a entrar no clima, o G1 publica curiosidades sobre a novela, com dados do Memória Globo (leia mais ao fim da reportagem).

As duas eram casadas, sem saber, com o mesmo homem: Herbert Alvaray e Mário Francis (Jorge Dória), que simula a morte para escapar de uma falência.

Sem saber lidar com dinheiro, Rafaela vivia confortavelmente em uma mansão, mas tem que ser mudar para uma vila, onde acaba conhecendo Rosemere e se tornam amigas.

Brega & Chique: Rafaela vai morar na vila de Rosemere

Marco Nanini interpreta o fiel escudeiro de Rafaela, Montenegro, e traz momentos cômicos com Marília Pêra para a novela.

"Tanto que o Montenegro nem era um dos personagens centrais, e acabou virando. Tinham cenas de humor, escritas para ele e Rafaela. E havia um conflito muito grande no meu personagem: só eu sabia que o protagonista da novela não estava morto. E o público também participava disso. Então, esse que era o dínamo que dava o tom da comédia", conta Marco Nanini em depoimento ao Memória Globo.

Há uma reviravolta na trama quando Herbert volta para o Brasil, após uma cirurgia plástica, com o nome de Cláudio Serra (Raul Cortez). Ele decide se aproximar e tenta reconquistar novamente as ex-mulheres.

Webdoc novela - Brega & Chique (1987)

'Probrema' de Bruno

Outro personagem que teve destaque na novela foi Bruno, interpretado por Cássio Cabus Mendes. Ingênuo, ele caiu no gosto do público com os erros de português que cometia regularmente.

"Craro" e "probrema" foram as expressões que ficaram mais famosas e populares, principalmente entre as crianças.

Patricya Travassos e Cássio Gabus Mendes em 'Brega & Chique' (1987)

Nelson Di Rago/Globo

Quem corrigia os erros era a professora Mercedes (Patricya Travassos), que acabou se envolvendo com Bruno.

Patrícia Pillar, Cristina Mullins, Tato Gabus Mendes, Dennis Carvalho, Nívea Maria, Marcos Paulo, Cassia Kis também estavam no elenco de "Brega & Chique".

Curiosidades

Abertura causou polêmica ao mostrar o modelo Vinícius Manne com as nádegas descobertas, ao som de "Pelado", da banda Ultraje a Rigor. A Censura Federal chegou a exigir que a nudez fosse coberta com uma folha de parreira, mas após negociações a versão original foi liberada;

Brega & Chique (1987): Abertura pós-censura

O figurino de Marília Pêra foi inspirado nos anos 1920 com roupas de seda e cintura bem marcada;

A novela também ajudou a popularizar as lentes de contato coloridas usadas por Rafaela (Marília Pêra) e Rosemere (Glória Menezes);

Marco Nanini (Montenegro) e Marília tinham acessos de riso na gravação de muitas cenas de seus personagens. A cumplicidade de longa data entre os dois atores resultava em brincadeiras e improvisos tão bons que a direção deixava que fossem ao ar assim mesmo, sem interrupção do ritmo;

Dennis Carvalho já trabalhava como diretor, mas participou de "Brega & Chique" como o marceneiro Baltazar e contracenava com Cássio Gabus Mendes;

A novela marcou a estreia da atriz Paula Lavigne em uma novela na Globo, após um papel na minissérie Anos Dourados (1986), de Gilberto Braga. Depois, ela fez "Vale Tudo" e "Explode Coração" antes de se dedicar à produção executiva de cinema e música.

Paula Lavigne em 'Brega & Chique' (1987)

Nelson Di Rago/Globo

Glória Menezes em 'Brega & Chique' (1987)

Nelson Di Rago/Globo

Jorge Dória interpretou Mário Francis e Herbert Alvaray em 'Brega & Chique' (1987)

Acervo/Globo

Raul Cortez e Marília Pêra em 'Brega & Chique' (1987)

Nelson Di Rago/Globo

Nívea Maria e Marília Pêra em 'Brega & Chique' (1987)

Nelson Di Rago/Globo

Raul Cortez, Glória Menezes e Marília Pêra em 'Brega & Chique' (1987)

Geraldo Modesto/Memória Globo

Dennis Carvalho e Hélio Souto em 'Brega & Chique'

Nelson Di Rago/Acervo Grupo Globo

Raul Cortez e Marco Nanini em 'Brega & Chique'

Nelson Di Rago/Acervo Grupo Globo

VÍDEOS: Semana Pop explica temas do entretenimento