Pintura de solo indica "mão" que motorista deve pegar no semáforo da avenida Engenheiro Nicolau

Pintura de solo indica

Há cerca de duas semanas a Seção de Mobilidade Urbana da Prefeitura fez uma pintura de solo na avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, sentido centro-bairro, nas proximidades do semáforo localizado no cruzamento com a rua Mathias Cardoso. O objetivo é facilitar o entendimento do motorista sobre qual "mão" pegar para se dirigir aos bairros das regiões Norte e Leste e, assim diminuir as filas para quem aguarda o sinal abrir.

A indicação de solo virou até motivo de elogios nas redes sociais, o que serviu também para muita gente criticar os motoristas que até então não "compreendiam" que as duas faixas existentes podem desafogar os engarrafamentos constantes do local.

Como se vê na foto que ilustra esta matéria, retirada da rede social, na faixa da esquerda foi pintada no chão a inscrição "CRISTO", indicando que os motoristas que se dirigem à região Norte, que inclui ainda diversos outros bairros depois da ponte metálica do rio Moji-Guaçu, como Porto Bello, Paschoal Salzano, Vila Real, Las Palmas, Santo Afonso etc., devem aguardar no semáforo à esquerda.

Na faixa da direita, a Seção de Mobilidade pintou no chão a inscrição "SIBILA", indicando a melhor opção para quem se dirige pela avenida Rudolf Streit aos bairros da região Leste que, além da Vila Sybilla, ainda tem muitos outros, como Independência, Dornelles, Jandyra etc.

Nos últimos anos tornaram-se comuns os engarrafamentos provocados por aquele semáforo para quem vai do Centro, pela avenida Engenheiro Nicolau, para os bairros das regiões Norte e Leste. Em algumas ocasiões, a fila de veículos chegou até a rua João Salgueiro, nas proximidades do Supermercado Dia, ou cerca de quatro quarteirões.

Com o tempo, fazendo alguns ajustes no temporizador do conjunto semafórico, as filas diminuíram. Mas, mesmo assim, muitas vezes o motorista era obrigado a aguardar o sinal abrir e fechar duas vezes ou mais até conseguir atravessar o cruzamento.

Este ano, visando melhorar o fluxo, a Seção de Mobilidade Urbana realizou mudanças na sinalização do local. Antes, só os motoristas que seguiriam reto pela avenida Engenheiro Nicolau deveriam pegar a faixa da direita. Assim, todo o fluxo daqueles que se dirigiam paras as regiões Norte e Leste ficava concentrado na faixa da esquerda. A consequência disso era óbvia: as grandes filas formadas, uma vez que o fluxo para acesso aos bairros pelas avenidas Ângelo Ramos e Rudolf Streit é muito maior do que o fluxo de quem segue reto pela Engenheiro Nicolau.

A mudança de sinalização feita foi indicar com setas na área de espera do semáforo que a faixa da direita também poderia, a partir de então, servir para fazer a conversão à esquerda, e não apenas seguir reto. Foram pintadas ainda faixas semicontínuas na curva do cruzamento, para separar os fluxos das faixas da direita e da esquerda.

Após esta modificação na sinalização, muitos motoristas que se dirigem à região Leste passaram a pegar a faixa da direita antes do semáforo para, na sequência, fazer a conversão à esquerda e, logo em seguida, pegar à direita na avenida Rudolf Streit.

Só que aí surgiu um outro problema. Como muitos não se atentaram para a mudança na sinalização de solo, mantiveram o hábito de usar a faixa da esquerda, mesmo que fosse para acessar depois a Rudolf Streit. O resultado é que aquele motorista que pegava a faixa da direita, ao fazer a curva emparelhado com um outro veículo, tinha que tomar cuidado para não ser "fechado" na sequência.

É muito comum até hoje essas fechadas, buzinadas, troca de xingos por aqueles que entenderam a nova sinalização e aqueles que mantiveram os antigos hábitos, sem perceber a mudança. Assim, para tentar colaborar no entendimento do motorista, a Seção de Mobilidade Urbana pintou agora "CRISTO" e "SIBILA" no solo.


Redes sociais – Esta semana um ferreirense tirou uma foto da sinalização (que ilustra esta matéria) e postou num grupo do Facebook com 24 mil membros. Ele escreveu: "Pra vc que não sabe a diferença entre a faixa da direita e esquerda tá aí! DIREITA= SIBILA. ESQUERDA=CRISTO. Agora parem de fechar na curva quem está na direita. E ainda achar que está certo(a). E "diminuam" a fila de carros parado no semáforo indo pro lado certo".

A postagem rendeu em apenas um dia 110 comentários e 264 curtidas. Até o padre Eduardo Milaré, da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, sentiu alívio com a publicação: "Gratidão pela postagem! Aprendam!! Quem está na esquerda faz curva FECHADA... quem está na direita faz curva ABERTA".

A grande maioria dos comentários criticou aqueles motoristas que ainda não haviam entendido a mudança na sinalização feita este ano. Já alguns lembraram que essa falta de entendimento não é "exclusiva" daquele ponto, e sugeriram outros locais da cidade, como o semáforo do Supermercado Fonseca.

Outro ainda lembrou que uma rotatória no local deve acabar de vez com o problema. Realmente, segundo a Prefeitura, o projeto de se construir um sistema de rotatória no local está pronto, usando inclusive uma área que hoje faz parte da antiga área da Fepasa e da Sociedade Hípica deverá ser usada para dar mais espaço aos veículos. A previsão, conforme anunciado recentemente, é de que as obras se iniciem no primeiro semestre de 2021.