Ronald Bell, cofundador do grupo Kool & the Gang, morre aos 68 anos

Ronald Bell, cofundador do grupo Kool & the Gang, morre aos 68 anos
Empresário da banda conhecida por hits como 'Celebration' e 'Ladies Night' confirmou a informação, mas causa da morte não foi revelada. Ronald Khalis Bell durante cerimônia na Calçada da Fama, em Los Angeles, em 2015

Rich Fury/Invision/Arquivo

Ronald Bell, cofundador do grupo Kool & the Gang, com sucessos como "Celebration", "Jungle Boogie" e "Ladies Night", morreu na quarta-feira (9) aos 68 anos.

O artista faleceu em sua casa nas Ilhas Virgens Americanas, afirmou à AFP o empresário do grupo, Angelo Ellerbee. Ele não revelou a causa da morte.

Ronald Bell, cofundador do grupo Kool & the Gang, morre aos 68 anos

Nascido em Youngstown, Ohio, em 1951, Bell também se chamava Khalis Bayyan por seu nome muçulmano.

Bell fundou o Kool & the Gang com o irmão Robert e os amigos Dennis Thomas, Robert Mickens, Charles Smith, George Brown e Ricky West no início da década de 1960. A banda uniu uma base de jazz com funk e toques de disco, R&B e pop.

O grupo fez grande sucesso na 1970, ao lado de bandas como Earth, Wind and Fire, Isley Brothers e Sly and the Family Stone.

Kool & the Gang continua como um dos grupos favoritos dos DJs nas pistas de dança e já teve muitas canções sampleadas, especialmente no mundo do rap e hip hop, aparecendo em músicas de astros como Jay-Z, Nas, NWA, Tupac Shakur, The Wu-Tang Clan, Snoop Dogg, A Tribe Called Quest e Busta Rhymes.

Em uma entrevista para a agência Reuters em 2008, o cantor afirmou que "Celebration" era sua música favorita.

"Primeiro de tudo, eu tinha dúvidas, pensando se ela seria um hit. Eu não fazia ideia. Mas ao longo de todos esses anos, há momentos no final do show, quando eu vejo todas as pessoas cantando essa música, e depois de uma hora, uma hora e meia de show você pede pra elas pularem e elas continuam pulando...Isso é algo impressionante pra mim."

Em 2015, a banda foi homenageada em Hollywood e ganhou sua estrela na Calçada da Fama.

A banda Kool & The Gang recebe homenagem na Calçada da Fama, em Los Angeles, em 2015

Rich Fury/Invision/AP, Arquivo