Músicas para descobrir em casa - 'Tempo' (Arnaldo Antunes e Paulo Miklos, 1988)

Músicas para descobrir em casa - 'Tempo' (Arnaldo Antunes e Paulo Miklos, 1988)
Capa do álbum 'Sandra de Sá' que trouxe a gravação original da música 'Tempo' em 1988

André Papi

? MÚSICAS PARA DESCOBRIR EM CASA – Tempo (Arnaldo Antunes e Paulo Miklos, 1988) com Sandra de Sá

? No segundo semestre de 1988, ano em que os caminhos profissionais de Sandra de Sá e dos Titãs se cruzaram com a gravação da música Tempo, a cantora carioca e o grupo paulistano viviam momentos áureos nas respectivas carreiras.

Já com o "de" incorporado ao nome artístico, a artista carioca gravava o primeiro disco após o estouro do álbum Sandra Sá (1986), que empilhara hits nas paradas assim que foi lançado há dois anos. Já a banda – ainda com a formação clássica estabelecida em 1984 – estava lançando o disco ao vivo Go back (1988) com o status obtido com a virada punk dada nos antológicos álbuns Cabeça dinossauro (1986) e Jesus não tem dentes no país dos banguelas (1987).

Foi naquele momento que Sandra de Sá e Titãs se reuniram em estúdio para gravar Tempo, música inédita de Arnaldo Antunes e Paulo Miklos – dois dos oito integrantes do grupo – dada para o sexto álbum da cantora, Sandra de Sá, lançado no fim daquele ano de 1988 pela gravadora BMG-Ariola.

Tempo era rock com a cara dos Titãs e com a poética típica de Arnaldo, autor da letra escrita com versos questionadores como "Será que a cabeça tem o mesmo tempo da mão? / O tempo do pensamento / O tempo da ação".

Contudo, a batida funkeada da faixa, arranjada pela banda, remeteu às origens de Sandra de Sá no universo musical black Rio.

Gravada com a pegada dos Titãs, a faixa Tempo se distanciou do tom tecnopop sentimental ditado pela produção do disco, orquestrada por Michael Sullivan sob direção artística de Miguel Plopschi, com (alguns) arranjos empastelados de Lincoln Olivetti (1954 – 2015).

Além de ser inspirada em si, a composição foi valorizada na gravação pelo tom caloroso da voz grave de Sandra de Sá – em canto dividido com Arnaldo Antunes e Paulo Miklos, os autores de Tempo – e pelo toque dos Titãs.

Por ter feito o arranjo, a banda impediu que as intenções da música fossem diluídas no tom popular do álbum. E, por isso mesmo, o rock funkeado Tempo somente foi escutado por quem comprou o álbum.

Sem ser promovida pela gravadora em programas de rádios e TVs, a faixa acabou ofuscada por baladas como Amanhã (canção de Michael Sullivan e Paulo Massadas, gravada por Sandra com o cantor norte-americano Billy Paul) e Bye bye tristeza (Marcos Valle e Carlos Colla), o grande hit do álbum Sandra de Sá.

Seis anos após a gravação original de Sandra de Sá com os Titãs, Tempo ganhou outro registro fonográfico da cantora, feito para Olhos coloridos (1994), projeto revisionista em que Sandra reciclou músicas da discografia no clima eletrônico das programações e arranjos de Márcio Miranda.

No ano seguinte, Arnaldo Antunes registrou Tempo no segundo álbum solo, Ninguém (1995), com arranjo feito com colagem de sons, percussão tribal (de Paulo Tatit e Peter Price) e samples de Zaba Moreau.

Como nenhuma das duas regravações alcançaram a força do registro original de 1988, Tempo acabou esquecida no decorrer do... tempo – "O tempo do nascimento, crescimento, envelhecimento".

? Ficha técnica da Música para descobrir em casa 3:

Título: Tempo

Compositores: Arnaldo Antunes e Paulo Miklos

Intérprete original: Sandra de Sá

Álbum da gravação original: Sandra de Sá

Ano da gravação original: 1988

Regravações que merecem menções: a da própria Sandra de Sá no álbum Olhos coloridos (1994) e a de Arnaldo Antunes no álbum Ninguém (1995).

? Eis a letra de Tempo :

"Será que a cabeça tem o mesmo tempo que a mão?

O tempo do pensamento

O tempo da ação

Será que o teto tem o mesmo tempo que o chão?

O tempo de decompor

O tempo de decomposição

Será que o filho tem o mesmo tempo que o pai?

O tempo do nascimento,

Crescimento, envelhecimento,

Um momento

Um momento

O homem pensa que faz

A guerra, a paz

Enquanto o homem pensa

O tempo se faz

O homem pensa que é

Alegre, triste

Enquanto o tempo passa

O homem assiste

Como matar o tempo

Como matar o tempo"
Acompanhantes Goiania