Brasil, essa é sua cara

Pré-recesso

A Câmara Municipal realizou mais uma sessão morna na última segunda-feira (13). Tão morna que nem parece que estamos às vésperas da campanha eleitoral. Lembrando que na próxima segunda, dia 20, acontece a última sessão antes do recesso. Depois, os vereadores só voltam a se reunir em sessão ordinária no dia 3 de agosto. Afinal, ninguém é de ferro.


Recesso

Lembrando que quem inventou os recessos não foram os atuais vereadores, eles só cumprem a Lei Orgânica. Além do recesso que vai de 21 a 31 de julho, eles também param os trabalhos de 21 de dezembro a 20 de janeiro. Em resumo, são 40 dias de "férias" por ano, mais que o previsto para um trabalhador comum. Mas, já foi pior. Até 2006 os recessos eram maiores. Incrível que em 14 anos nenhum vereador ainda teve a brilhante ideia de tentar acabar com o recesso do meio do ano. Ganharia muitos pontos com o eleitorado.


Trabalho remoto

A sessão, como disse, não teve muita coisa. Mas alguns servidores da Prefeitura reclamaram de um requerimento do vereador Professor Sérgio. Na matéria, ele solicita que "a Secretaria de Educação adote uma nova forma de atuação das Instituições da Rede Municipal de Ensino, para que todos os profissionais da educação e funcionários não atuem de forma presencial nesse momento de pico da doença, visando resguardar a saúde pública". Pode ser até um pedido realmente merecedor, o que está pegando é que os outros os servidores que atuam em outras repartições da Prefeitura disseram que poderiam ser lembrados? Fica a dica.


Colaboração

A cobrança nas redes sociais é grande para que os vereadores sejam mais atuantes durante a pandemia. Boa parte da população entende que deveria ser feito algum movimento para diminuir os salários, mesmo que momentaneamente, e direcionar os recursos para ajudar na área da Saúde, compra de medicamentos, EPIs etc. Mas quem sabe discutam isso depois do recesso né? Ou depois da pandemia...ai, ai.


Perguntar não ofende

Sempre quando chegamos perto de uma eleição municipal surge a pergunta: se vereador ganhasse um salário mínimo para representar o povo, será que teríamos a mesma quantidade de candidatos?


Mortes

O número de mortes por covid-19 aumentou muito nos últimos dias, a ponto de começarem a surgir muitos questionamentos sobre o atendimento feito no Hospital Dona Balbina. É bom ter muita cautela nessas horas. Pessoas sem o mínimo de conhecimento se acham no direito de ditar regras e apontar o dedo. Posso falar que nosso hospital é um dos melhores e mais bem aparelhados da região e tenho visto muita gente dizer também que o atendimento durante a pandemia tem sido ótimo. Estamos numa situação terrível e lançar suspeitas infundadas não contribui em nada. Precisamos sim é de dar apoio ao HDB e principalmente aos seus profissionais. Educação e respeito não fazem mal a ninguém.


E o comércio?

O cabo de guerra entre quem quer fechar o comércio não essencial e quem quer abri continua. Toda semana fica aquela expectativa para ver ser haverá mudança nos decretos municipais. As restrições já foram prorrogadas duas vezes, com base nos números de contágios, de leitos de UTI ocupados, entre outros indicadores que são levados em conta para decidir o que fazer. É bom salientar que nada é feito no "achismo", existem critérios. Até porque se alguém atuar de forma irresponsável poderá responder por isso depois.


E a indústria?

A divulgação pela Prefeitura de um levantamento mostrando que a indústria é o setor econômico com mais infectados gerou burburinho e muita gente, inclusive, pedindo o seu fechamento. Mas é bom analisar direito as coisas. A indústria teria 17% das pessoas infectadas, frente 12% de prestadores de serviço, 12% de "do lar" e 10% do comércio. Só que é bom lembrar que a indústria não fechou e abriga talvez a maior parte da força trabalhadora da cidade. O comércio tem 10%, mas passou um bom tempo fechado. E então? E o que falar de 12% "do lar"? Ou mesmo dos prestadores de serviços? Na verdade, a ideia de mostrar essas estatísticas foi dizer que ninguém está seguro em nenhum ramo de atividade. Todos temos que nos cuidar.


Definiu

Se havia alguma dúvida para saber se André Braga (PSDB) será candidato a prefeito este ano, parece não haver mais. Isto porque o Avante, presidido por Edvaldo Ranzani e responsável pelo marketing do tucano, declarou expressamente semana passada o apoio "à pré-candidatura do ex-prefeito André Braga" nas eleições de novembro. O texto foi publicado no JP impresso e no site. Assim, parece que agora só falta o MDB definir se vai ou não vai.


Sanção com vetos

O presidente Jair Bolsonaro sancionou na quarta-feira o marco do saneamento básico, que facilita a participação de empresas privadas no setor. Mas o presidente impôs 11 vetos ao texto aprovado no Congresso. Um deles derrubou a possibilidade de prorrogação por mais 30 anos de contratos de estatais que já prestam o serviço.


Quebra de acordo

Senadores disseram que o fim da prorrogação dos contratos de estatais quebra um acordo do governo com os parlamentares. "É um tiro no pé, porque um projeto que estava sendo aplaudido vai virar uma polêmica sem sentido", disse o relator Tasso Jereissati. Os vetos podem ser derrubados pelo Congresso.


Hipérbole e processo

Bolsonaro e Gilmar Mendes tentam se acertar após o ministro do Supremo associar militares a um "genocídio" por causa da ação oficial anticientífica na pandemia do novo coronavírus. A discussão começou com uma hipérbole. Mas o governo é alvo de fato de procedimentos internacionais ligados ao termo "genocídio".


Vice quer desculpas

O ministro do Supremo negou ter atingido a honra das Forças Armadas. Mas o vice Hamilton Mourão, general da reserva, quer que Gilmar Mendes tenha "grandeza moral" e peça desculpas. O Ministério da Defesa protocolou uma representação contra o magistrado na Procuradoria-Geral da República.


Mais elementos

O ministro do Supremo Alexandre de Moraes determinou que dados da investigação do Facebook que derrubou uma rede de contas e perfis falsos ligados ao gabinete de Bolsonaro, seus filhos e deputados aliados sejam incorporados aos inquéritos das fake news e o dos atos antidemocráticos. Xiii...


Ataque hacker

Contas no Twitter de personalidades e políticos como Joe Biden, Elon Musk e Kim Kardashian foram invadidas. Hackers publicaram mensagens pedindo transferências de bitcoins em troca da promessa de dobrar os valores, num golpe que rendeu pelo menos US$ 100 mil aos invasores. A magnitude do ataque ficou clara quando o Twitter bloqueou por horas todas as contas verificadas da rede social. Para evitar fraudes, esses usuários não podiam fazer novas postagens, num gesto inédito para a empresa.


Ainda positivo

Bolsonaro disse quarta-feira nas redes sociais que um novo teste que fez para a covid-19 manteve o resultado positivo. A contaminação do presidente foi anunciada oficialmente no começo do mês. Desde então, ele tem trabalhado remotamente do Palácio da Alvorada, sua residência oficial em Brasília.


Ainda descontrolado

O Brasil bateu esta semana a marca dos 75 mil mortos pela covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O número de infectados se aproxima de 2 milhões desde o início da pandemia. Atualmente, a pressão sobre leitos do sistema de saúde ocorre principalmente nas regiões Sul e Centro-Oeste, mas não só.


Centralização

Após alertas de recorde de desmatamento na Amazônia para o mês de junho, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, anunciou a reestruturação do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), responsável por monitorar esses dados. As mudanças incluem a fusão de departamentos do órgão. Pontes negou que a exoneração da chefe da área responsável por monitorar os desmates, ocorrida no dia anterior, tenha sido uma reação aos alertas de aumento da devastação. Lúbia Vinhas foi removida do cargo e transferida para um "projeto estratégico" dentro do instituto. Então tá.


Suspeita de caixa dois

A Lava Jato cumpriu mandados de busca no gabinete e em endereços ligados a Paulinho da Força, presidente do Solidariedade. O deputado também teve as contas bloqueadas, sob suspeita de receber via caixa dois R$ 1,7 milhão para as campanhas de 2010 e 2012. Ele diz desconhecer os fatos apurados. José Serra (PSDB), outro alvo recente da Lava Jato, também nega qualquer irregularidade. Então tá, de novo.


E vamos continuar a reflexão

O país segue sem Ministro da Saúde (interino), aliás as mortes do Covid-19 estão caindo na conta dele, afinal interino é interino. Ministro da Educação então nem se fala. E o nosso presidente continua com Covid após segunda testagem e se mantem em home officer e sem partido que na minha humilde opinião é o fim da "picada" como dizia meu avô. Pois para se eleger um político precisa de legenda, convenção e outros tramites legais exigidos aos partidos. Mas.... Então para que ter partido, presidente e alguns ministros. Será que não está querendo mostrar justamente isso? Reflitam