Bug em atualização

Bug em atualização

O Windows 7 chegou ao final de seu ciclo de vida neste mês de janeiro, o que significa que a Microsoft não mais vai oferecer atualizações para a plataforma. Entretanto, o suposto último update para o sistema operacional trouxe o "luto" por sua morte aos computadores de milhares de usuários ao redor do mundo, que viram seus wallpapers sendo substituídos por imagens completamente pretas.

É possível, claro, substituir manualmente o papel de parede e retornar ao visual anterior à atualização, mas isso só dura até a reinicialização do sistema. Caso o usuário desligue o computador ou o reinicie, a tela preta volta a aparecer e deve ser substituída manualmente de novo, sem que nenhum tipo de configuração ou caminho adicional resolva a falha.

Na opinião dos usuários, que discutem sobre a questão em fóruns oficiais e em redes sociais, a falha provavelmente está relacionada ao servidor de ativação do Windows 7, já que o mesmo wallpaper preto aparece quando alguém está utilizando uma cópia não-oficial do sistema operacional. Entretanto, neste caso, nem mesmo é possível mudar o papel de parede.

-
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-

O pior de tudo, complicando ainda mais as coisas para a Microsoft, é que o bug também é capaz de migrar para o Windows 10. Usuários que fizeram a atualização com o final do ciclo de vida do sistema, mas já tinham instalado o update problemático, estão vendo a mesma coisa acontecer no sistema operacional atual.

Enquanto a Microsoft não se pronuncia sobre o assunto nem fala sobre a previsão de uma correção, a única maneira de resolver o problema é desinstalar a atualização. Para fazer isso, acesse as configurações do sistema e escolha a opção "Aplicativos e Recursos". Depois, siga para "Ver Atualizações Instaladas".

Na tela, procure pelos updates denominados KB4534310 e KB4534314, clicando sobre eles e selecionando a opção desinstalar. Claro, isso também faz com que o sistema operacional deixe de ter atualizações recentes de segurança, pelo menos até que a Microsoft resolva os problemas ligados aos papeis de parede, por isso é preciso pesar benefícios e desvantagens desse processo.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: