Porta aberta
Semana passada falei que um aliado do prefeito Rômulo Rippa, o deputado estadual Marco Vinholi (PSDB), que não conseguiu a reeleição, vai assumir a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Governo João Dória (PSDB) no ano que vem. Será a pasta que fará a ligação com as prefeituras do interior. Se esta notícia já era boa para o prefeito, melhor ainda é saber que seu outro aliado, Gilberto Kassab (PSD), manda-chuva do seu partido, vai ser o novo chefe da Casa Civil.

Porta aberta 2
Ser chefe da Casa Civil é como ser o chefe de Gabinete numa prefeitura. Tudo passa por ali para chegar ao governador. Com esses dois aliados em pontos estratégicos, o resultado das eleições não poderia ser melhor para o prefeito ferreirense. Só tem um detalhe. A cobrança da população por recursos e programas do governo do Estado também será maior. Ainda mais que o governo municipal vai chegando naquela fase em que tem que mostrar trabalho.

Sucessão
Ainda é um pouco cedo para falar na sucessão do prefeito Rômulo Rippa. Mas esta é agora a eleição que interessa, a de 2020. Desde que assumiu, o prefeito nunca falou abertamente se vai tentar ou não a reeleição. Sempre que abordado sobre a questão, diz que foi eleito para um mandato de 4 anos. Mas isso pode ser apenas uma cortina de fumaça para que ninguém fique especulando. Tem gente apostando que ele vai em busca do segundo mandato. O ano de 2019 será crucial para aferir o seu governo.

Sucessão 2
Na hipótese do prefeito Rômulo não tentar se reeleger, quem do seu grupo poderia lançar o nome à Prefeitura? Num primeiro momento, o vice Dr. Saldanha é o nome que seria o substituto natural do grupo. Só que o vice anda um tanto sumido e já não é mais visto com muita frequência nos corredores do poder. E sua candidatura também dependerá muito do que ocorrer naquele inquérito sobre caixa 2 da Odebrecht, que investiga não só o Dr. Saldanha, mas também o ex-diretor de Obras Edson Pudence e os ex-prefeitos André e Renata Braga.

Sucessão 3
No grupo Braga, já que falamos nos irmãos ex-prefeitos, vale lembrar que agora também tem Daniela Braga na parada. Ela foi muito bem votada para deputada estadual e pode ser o nome novo do clã a tentar a Prefeitura. Vai ser interessante ver como as coisas vão caminhar em família.

Sucessão 4
Claro que não se pode descartar o grupo do ex-prefeito Dr. Maurício Rasi e sua esposa Viviane. Teve uma boa votação em 2016 (segundo lugar, mas com os votos anulados pela lei da ficha limpa), e a dúvida é saber se o ex-prefeito ou a ex-primeira-dama podem lançar candidatura. Existem processos contra ambos na Justiça. Muitos ainda tramitando e sem sentença definitiva, como os leitores do JP acompanham. Caso nenhum dos dois saia candidato à Prefeitura, quem seria o nome apoiado por eles? Alguém próximo ou de outro grupo?

Sucessão 5
Fora a turma tradicional, é bom também ficar de olho nos novos atores do jogo político. Principalmente aqueles que têm uma cadeira na Câmara de Vereadores. A começar pelo presidente. Tem gente que já afirma categoricamente que ele tentará ser o próximo prefeito de Porto Ferreira. E tem ainda pelo menos mais uns 3 ou 4 nomes que não seria surpresa tentar alçar voos mais altos em 2020, tanto da situação como da oposição.

Presidência
Se 2020 ainda está muito longe, a sucessão para a presidência da Câmara está pertinho. Será na sessão desta segunda-feira, a última do ano, conforme estabelece o Inciso IV, do artigo 113, do Regimento Interno. Foram dois vereadores que se inscreveram. Gustavo Braga Coluci (PTB) vai com chapa completa: ele para presidente, Gideon dos Santos (PSD) para vice, Miguel Bragioni (PP) como 1º secretário e Kiko Mecânico (MDB) como 2º secretário. O outro vereador que se inscreveu foi o professor Sérgio Rodrigo de Oliveira (DEM), sem chapa formada ainda, nos 45 minutos do segundo tempo.

Presidência 2
Ficou surpreso com o vereador Sérgio se candidatando? Pois é, muita gente ficou. Até eu. Isto porque o nome cotado para disputar era o do vereador Alan João. Difícil entender o motivo dele ter desistido nos finalmentes. Politicamente, na minha visão, não foi uma boa jogada. Alan tinha crescido na votação do projeto do Conselho da Diversidade Sexual, mesmo perdendo aquela votação. Estava com força, tinha marcado território, muita gente começou a notar o rapaz depois disso. Na hora que era para fechar o ano com chave de ouro, desistiu. Mesmo se perdesse, o que era até meio esperado, consolidaria seu nome como o principal líder da oposição. Agora, vai continuar sendo mais um que amarelou.

Agora lacro
Segundo um passarinho me contou que o prefeito andou conversando com a ala da “oposição” tentando e parece que ate conseguiu algumas mudanças de opinião. Ala essa que lançaria um candidato próprio que sempre disse em alto bom som que seria ele o que encabeçaria a chapa da presidência da Casa de Leis, mas... parece que essa Ala não aguentou o rojão. Cada uma, que só estando vivo pra ver, falam e resmungam e ainda é capaz de virar contra os parceiros de anos, olha que essa história eu já vi em outras eleições da Câmara.

Agora lacro 2
Outra que para alguns é uma surpresa é o apoio do prefeito mesmo que velado mais nem tanto até porque seu lider na carmara será o vice da chapa com o sr. Gustavo Braga aliado da bancada da bíblia e que foi contra o próprio prefeito nas ultimas eleições. O prefeito que sempre se pautou no catolicismo está deixando claro que deseja o apoio também da bancada evangélica. Mas..... futebol, religião e politica, não se discute. Não é verdade. Mas sempre haverá controversas.

Agora lacrou 3
Esse fechamento não me parece muito interessante. Até porque aliar a sua imagem de um prefeito jovem, bom moço com ideias e ideais inovadoras com bom relacionamento como já disse, nos primeiros estrofes dessa coluna e claro que se aliando a um rapaz notoriamente ligado aos velhos preceitos da maldita politica antiquada do toma-lá-da-cá e que é dando que se recebe, dono de palavras bem duvidosas e falsas, com uma representação hipócrita nas urnas já comprovada nas ultimas eleições em seu apoio ao Dep. Nelson Marquezelli, como será a reação de seus apoiadores?

Agora lacrou 4
A uma única certeza que isso vai acabar lhe custando muito alto, será mais alguns carguinhos a rolar ao vento, já que alguns dos pupilos desse rapaz já perderam suas tetas no governo federal e para certas aprovações vai bater pinico lá no gabinete ah, isso vai. E fica tão na cara de todos que manipulam a politica e ninguém quer ou consegue fazer nada. A opinião é igual de todos que conversei. E nada muda. Caramba que mediocridade é essa, por isso a politica e seus políticos estão dando nojo, nojentos em olhar na cara desses que se acham nossos representantes.

Agora lacrou 5
Aliás, os vereadores que irão votar nessa segunda-feira já pararam para pensar nisso, terem que se afirmar com uma pessoa tão manipulada e manipuladora. Como dizem por ai as vezes é melhor perder do que achar. Talvez, digo talvez os vereadores e o prefeito não achem e compartilhem das mesmas ideias do que a maioria das pessoas acham a respeito desse atual candidato a presidência da Câmara o sr. Gustavo Braga (PTB), porque o que vale mesmo é a velha e hipócrita politica de fundo de quintal (bastidores).

Triste
O que me deixa mais triste é que as pessoas em quem você chega a confiar falam para você uma coisa e não honram. Tudo porque se valem mais dos seus interesses mesquinhos do que a própria palavra e amizade. Isso é muito triste de se ter que passar a cada dia tendo mais apunhaladas que abraços e na maioria das vezes de pessoas que você confia ou confiou. Que pena esses valores eticos estarem cada dia mais em evidência.

Exmo., Mm., Ilmo., Srs, Silva
Sabemos que em o Brasil 30% (ou mais) da população tem este nome e sobrenome, aqui introduzido pelos portugueses em o período colonial. Em Portugal e suas ex-colonias também existem os Silva em proporção menor que aqui. Por lá chegou durante a fase de expansão do antigo Império Romano Significado – Habitantes da Selva
(fontes diversas) Cacaio.

0
0
0
s2sdefault