Notícias da Região: Santa Rita do Passa Quatro
57º FESTIVAL ZEQUINHA DE ABREU
A partir de domingo, Praça Poeta Mario Mattoso recebe shows todas as noites; dia 19, quarta-feira, Zequinha de Abreu será homenageando no seu busto
No dia 19 de setembro de 1880 nascia em Santa Rita do Passa Quatro um dos maiores músicos do Brasil, compositor da música brasileira mais executada do mundo. Estamos falando de José Gome de Abreu, ou simplesmente Zequinha de Abreu, e sua obra mais importante, o choro “Tico-tico no Fubá”.

Para comemorar a data e prestar uma justa homenagem ao compositor, há mais de meio século é promovido no município o Festival Zequinha de Abreu, que em 2018 chega a sua 57ª edição. Com um mês inteiro de programação variada, o evento terá um momento especial na semana de aniversário do compositor, com atrações todos os dias, a partir deste domingo (16/9). Os shows gratuitos acontecem a partir das 20 horas, na Praça Poeta Mario Mattoso, todas as noite, até a sexta-feira (21/9). Sábado e domingo (22 e 23/9) serão dedicados às bandas de fanfarras, em sequência à programação que segue até o fim do mês.
AS ATRAÇÕES
O chorinho será o destaque da semana, começando com show do Quarteto Pizindim. Formado com violão de sete cordas, cavaquinho, bandolim e pandeiro, o grupo apresenta um repertório que abrange desde clássicos do choro até músicas autorais.
Na segunda-feira (17/9), os Filhos da Terra estarão no pátio da Estação, com repertório variado e, claro, obras de Zequinha de Abreu.
O grupo Retrato Brasileiro vem de São Paulo, para o show na noite de terça-feira (18/9). Com vibrafone, baixo acústico e guitarra, em sua formação inusitada, o trio surgiu com a proposta de pesquisar e redescobrir a obra de diversos segmentos da música brasileira.
A quarta-feira (19/9) é a data do aniversário de Zequinha de Abreu e a programação começa logo de manhã, com homenagem no busto do compositor, na praça que leva o seu nome, a partir das 9 horas. A noite é a vez da Banda Zequinha de Abreu e Coral Professor Octávio Bueno de Camargo se apresentarem de volta à praça Mário Mattoso.
A programação segue com o show Cordas Brasileiras, com o duo de violas Letícia Leal e Caio de Souza, acompanhados do violonista Gustavo Costa, na quinta-feira (20/9). O Projeto Choro da Casa, com o show Toca Zequinha de Abreu, é atração da sexta-feira (21/9), ambos na Praça Mário Mattoso, às 20 horas.
O FESTIVAL
Promovido pelo Departamento de Cultura de Turismo da Prefeitura Municipal, o 57º Festival Zequinha de Abreu já movimenta Santa Rita desde o início do mês. O Grupo Cajamanga foi a primeira atração, na Feira do Produtor, iniciando oficialmente o mês de homenagem ao compositor santa-ritense José Gomes de Abreu.
No último domingo (9/9) foi a vez do violinista Paulo Paschoal e a Camerata Darcos, com apresentação no Santuário de Santa Rita de Cássia (Igreja Matriz), como parte do Circuito Cultural Paulista, da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APPA).
Em seguida, de segunda a sexta-feira 10 a 14/9), as escolas da cidade receberam concertos musicais didáticos, proporcionando aos alunos um contato mais amplo com a música de Zequinha de Abreu.
Após uma semana inteira de shows, o próximo fim de semana será dedicado às bandas marciais e de concerto. No sábado (22/9), haverá apresentação com Concerto de Bandas Musicais do Campeonato Paulista. No domingo acontece mais uma etapa do Campeonato Estadual de Fanfarras e Bandas, o Paulistão, no período da manhã, e, à tarde, as bandas desfilam pela Avenida Severino Meirelles.
Para a última semana do mês está programada exibição do filme “João: O Maestro”, no Centro Cultural Mário Covas, apresentado do Trio Forró Copaíba, na Estação SESI de Cultura, e Violada Especial, Praça do Rosário, durante a Feira do Produtor.
O HOMENAGEADO
Reconhecido internacionalmente por composições como “Tico-tico no Fubá”, imortalizada por Carmen Miranda, em uma produção dos estúdios Disney, Zequinha de Abreu nasceu em Santa Rita do Passa Quatro, em 19 de setembro de 1880, e faleceu em São Paulo, no dia 22 de Janeiro de 1935.
SERVIÇO
57º FESTIVAL ZEQUINHA DE ABREU – ATRAÇÕES DA SEMANA
Domingo (16/9): Quarteto Pizindim - Praça Mário Mattoso (Estação), às 20 horas;
Segunda-feira (17/9): Filhos da Terra - Praça Mário Mattoso, às 20 horas;
Terça-feira (18/9): Grupo Retrato Brasileiro - Praça Mário Mattoso, às 20 horas; Quarta-feira (19/9): Homenagem no Busto - Praça Zequinha de Abreu, às 9 horas;
Banda Zequinha de Abreu e Coral Prof. Octávio Bueno de Camargo - Praça Mário Mattoso, às 20 horas;
Quinta-feira (20/9): Cordas Brasileiras - Duo de Violas, Letícia Leal e Caio de Souza e o violonista Gustavo Costa - Praça Mário Mattoso, às 20 horas;
Sexta-feira (21/9): Projeto Choro da Casa: Toca Zequinha de Abreu - Praça Mário Mattoso, às 20 horas.

0
0
0
s2sdefault