Decreto do Bispo Diocesano - Coronavírus

ORIENTAÇÃO AOS FIÉIS, PARA A PRESERVAÇÃO DO CONTÁGIO CONTRA O COVID-19 - CORONAVÍRUS

Seguindo as orientações governamentais e sanitárias, no compromisso com a vida e o bem integral de toda pessoa humana, DECRETAMOS o que segue para este tempo de risco de contaminação e de prevenção do COVID 19 (novo coronavírus):

1- Ao considerar a recomendação do Papa Francisco, o qual afirma que "não é tempo de fechar as igrejas, elas devem permanecer abertas, limpas e bem ventiladas, pois, nesta hora, o povo precisa receber o conforto e a assistência religiosa", acolho, mas, exorto as pessoas que fazem parte de grupos de risco a rezarem em suas casas e acompanhar a missa através dos meios de comunicação, até que a pandemia seja superada.

2- Conforme o Cân. 87 § 1, determino que as missas diárias (feriais e dominicais) públicas sejam suspensas, até segunda ordem, e os fiéis dispensados do preceito dominical. Também exorto a todos os presbíteros, a celebrar a missa em privado, diariamente (Cân. 904), e a rezarem pelos enfermos e falecidos de suas comunidades paroquiais.

3- Fica suspensa a comunhão aos idosos e enfermos levada pelos Ministros Extraordinários da Comunhão, até segunda ordem.

4- Ficam suspensos os encontros de catequese e demais atividades paroquiais e diocesanas (reuniões, formações, retiros, encontros de noivos, pais, padrinhos, eventos sociais, etc.) até segunda ordem.

5- Fica suspenso o Mutirão de Confissões.

6- Todas as atividades públicas da Semana Santa estão suspensas. A missa dos Santos Óleos será celebrada na Catedral Nossa Senhora das Dores na Quinta-feira Santa, mas sem a presença de clérigos e fiéis.

7- Os párocos e administradores paroquiais dialoguem com os interessados sobre a possibilidade de transferir, sem grave prejuízo, as celebrações públicas de batizado e matrimônio, sendo cada caso tratado singularmente e com consenso das partes.

Todas essas medidas foram tomadas para preservar a saúde dos fiéis leigos e do clero em tempo de pandemia de coronavírus.

Suplicamos a proteção da Virgem das Dores, nossa Padroeira diocesana, neste momento de sofrimento e provação para o nosso Brasil e o mundo: Virgem das Dores e São José, seu Esposo, rogai por nós!

Limeira, 19 de março de 2020.

Comentários

Acompanhantes Goiania