Estatísticas mostram infectados por covid-19 que possuem comorbidades e suas idades

Comorbidade é o termo técnico usado para se referir a situações em que um indivíduo possui alguma doença em conjunto com outra, ou seja, a coexistência de doenças.

Estatísticas mostram infectados por covid-19 que possuem comorbidades e suas idades

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira divulgou esta semana estatísticas sobre os infectados por covid-19 que possuem comorbidades e suas faixas etárias. O levantamento foi feito a pedido do prefeito Rômulo Rippa, com o objetivo de fornecer mais informações que possam ser úteis em ações de enfrentamento da pandemia.

Comorbidade é o termo técnico usado para se referir a situações em que um indivíduo possui alguma doença em conjunto com outra, ou seja, a coexistência de doenças. Por exemplo: na população de idosos, nas pessoas maiores de 65 anos, é muito comum que eles sejam diagnosticados com hipertensão arterial sistêmica (a popular pressão alta) e tenham uma outra condição patológica, isto é, não sejam portadores apenas de hipertensão.

Do total de 312 pacientes analisados desde o início da pandemia – número de infectados até o último dia 10/07 –, 48 deles apresentaram comorbidades, ou 15,4%. Quanto à faixa etária, a maior parte dos infectados por covid-19 que possuem comorbidades estão entre 50 e 65 anos de idade (18 pessoas), seguido por aqueles de 35 a 50 anos (13), 65 a 80 anos (8), 20 a 35 anos (7) e 80 a 95 anos (2).

A maior parte possui como comorbidade doenças cardíacas, sendo 29 casos nesta condição. Na sequência vêm diabetes (12 casos), doenças respiratórias (10), imunossupressão (4) e gestantes (2). Alguns pacientes apresentaram várias comorbidades.

A Vigilância Epidemiológica também apresentou um outro estudo, realizado apenas com os pacientes infectados na semana de 3 a 10 de julho, quando ocorreram 152 casos da doença.

Neste período, 14 pacientes com mais de 50 anos de idade apresentaram comorbidades, sendo que a metade deles estava na faixa dos 50 a 60 anos de idade (4 mulheres e 3 homens), seguido pela faixa de 61 a 70 anos (4 pacientes), 71 a 80 anos (2) e acima de 80 (1).

"Os números de Porto Ferreira seguem o que apresentam os quadros nacional e estadual. As estatísticas são ferramentas que vão nos auxiliar a direcionar as ações de enfrentamento. Importante também as pessoas continuarem a manter os cuidados de higiene e distanciamento, ainda mais se tiverem alguma doença crônica", disse o prefeito Rômulo Rippa.