Brasil, essa é sua cara!

Coluna publicada no JORNAL DO PORTO dia 8-5-2020

Brasil, essa é sua cara!


E o pau comeu (1)

Como disse um amigo, essa Câmara Municipal parece Copa América, a cada 2 anos acontece alguma disputa. E foi isso que aconteceu na sessão da última segunda-feira (4-5-2020). Aquele clima modorrento, aqueles discursinhos de parabéns daqui parabéns dali, enfim foram deixados de lado e tivemos acaloradas falas dos vereadores.

E o pau comeu (2)

Tudo começou quando o vereador Alan João, líder do governo, estava falando na tribuna sobre a questão da ação da Apeoesp, cuja liminar havia sido revogada naquele dia pelo Juízo local (notícia de capa em nossa edição passada). Claro, isso não deve ter agradado ao vereador Professor Sérgio Rodrigo de Oliveira, que procurou pela deputada Bebel, do PSOL, presidente do sindicato dos professores estaduais, para ingressar com a ação. O tempo da fala de Alan João estava no final quando o vereador Cabo Eduardo Pitbull solicitou um aparte, mas foi informado pelo presidente da Casa que o tempo era curto e não daria para Alan responder.

E o pau comeu (3)

Nessa pequena confusão, o Professor Sérgio teria feito um comentário de sua cadeira de que os colegas estariam fazendo "lambança". Pra quê! O vereador Dentinho, então, que era o próximo inscrito para falar, foi à tribuna e descarregou, ou melhor, desfilou uma série de críticas ao vereador Sérgio e seu grupo político, que agora é o aliado de primeira hora da família Braga, coisa que Dentinho já foi, mas que agora está no grupo do prefeito Rômulo Rippa.

E o pau comeu (4)

O áudio do discurso de Dentinho rodou os zap zap da vida na terça-feira e vou citar alguns trechos. "Já que o senhor [Sérgio] falou lambança, vamos falar da lambança que o senhor fez na semana passada através do contato com a Apeoesp. Ficou claro pra cada um de nós, pra sociedade ferreirense inteira, que se tratou de uma ação precipitada. O vereador mais uma vez passou o carro na frente dos bois, trocou o pé pelas mãos, e agora veio aqui falar que procurou o sindicato de Porto Ferreira para fazer uma assembleia. Isso tinha que ser feito lá atrás", começou Dentinho, até não pegando muito pesado.

E o pau comeu (5)

Mas aí foi subindo o tom. "Me admira muito o senhor, que não representa os servidores públicos, não representa os professores aqui da cidade, procurar um deputado baderneiro lá da cidade de SP que é do PSOL, sendo que o senhor tem os seus representantes que não pessoas sérias lá dentro da Assembleia Legislativa [e cita políticos do DEM]. O senhor vem na contramão, trazer um deputado que nada fez pela cidade de Porto Ferreira. E que depois coloca, através de uma entrevista, que os professores daqui estão sendo obrigados. Obrigados a o quê? [...] Ninguém foi obrigado. Então olha o despreparo do colega vereador, olha o despreparo desta associação que o senhor foi atrás, que nem sequer procurou saber da realidade aqui do nosso município".

E o pau comeu (6)

E o tom subindo. "Aí toma uma invertida na segunda-feira e depois vem falar que o prefeito é grosseiro, desequilibrado? O problema do senhor é que o senhor tá num vácuo de um grupo político que não tá ajudando nada a cidade de Porto Ferreira. E eu sei falar isso por conta do quê? Porque tentaram impedir o processo da ponte, tentaram novamente a semana passada, tá na primeira página do Jornal do Porto, impedir novamente através de uma empresa fajuta lá do Estado do Rio de Janeiro".

E o pau comeu (7)

Após dizer que o momento era de diálogo, Dentinho criticou novamente o sindicato estadual. "A má-fé foi tão grande da Apeoesp, porque foram divulgadas algumas fotografias e depois logo saíram do ar, que tavam falando de retomada de aula. Que aula? São atividades que iam ser realizadas pras crianças fazerem em casa. Vamos parar com essa papagaiada! Vamos tratar a coisa de forma correta. Se tiver alguma coisa de errado e o senhor não tiver o diálogo com o prefeito, a grande maioria desses senhores que estão aqui nesta Casa podem estar fazendo isso pro senhor. Aqui dentro, o senhor não é dono de nada". Sérgio então fala da sua cadeira: "Nem você!". E Dentinho responde: "Eu também não sou, mas não me intitulo isso". O presidente, então, intervém e lembra Sérgio que não pode fazer aparte daquele jeito.

E o pau comeu (8)

O discurso de Dentinho esquenta ainda mais. "Eu não dei teu aparte. O senhor tem o costume de debochar na cara das pessoas, de atropelar as pessoas. Então nós vamos, a partir de agora, dar um basta. Pela falta de respeito que o senhor tem com os seus colegas aqui da Casa. Eu acho que deu pra todos nós!" E logo após. "Nós estamos cansados de injustiça, desse joguinho baixo, parece a "corrida maluca", os caras parecem o Dick Vigarista. É só rasteira, é só armação. Tem que rir pra não chorar, vereador Marcelo. Isso virou uma piada".



E o pau comeu (9)

Mais um trecho: "Engraçado que o senhor vem aqui e pisa na cabeça de todo mundo. Quando vem alguém aqui e dá uma cacetada no senhor, o senhor fica bravinho?" Sérgio então resmunga alguma coisa. E Dentinho: "Aí ó! Tá despreparado ao ponto de procurar uma associação que nem representa o servidor público e o professor. E perdeu a oportunidade de procurar a secretária de Educação, que é uma pessoa preparada, e levar essas demandas que os professores procuraram o senhor".

E o pau comeu (10)

Encerrado o discurso, Dentinho foi pra sua cadeira, que é na mesma fileira da de Sérgio, tendo só o vereador Alan entre eles. Kiko Mecânico foi usar a palavra na tribuna e começou seu discurso. Sérgio se levantou um momento e ao retornar começou a discutir com Dentinho, que pegou o microfone, interrompeu o discurso de Kiko e disse ao presidente que estava "recebendo ofensas do vereador Sérgio dentro do plenário". Sérgio fala alguma coisa, o presidente intervém, Dentinho diz que foi chamado de "moleque".

E o pau comeu (11)

Ânimos acalmados, Kiko encerra a fala e sobe à tribuna o vereador Gideon dos Santos, que tenta defender o vereador Sérgio e o grupo político que agora ele, Gideon, está aliado. Disse que não atuam da forma como Dentinho falou, dando rasteira. Que é momento de união e empenho pelos vereadores e não de bate-boca dentro da Câmara. E disse que também é vítima de conversinhas e difamação do grupo adversário.

E o pau comeu (12)

Encerrou? Ainda não. O presidente deu a palavra ao Cabo Eduardo Pitbull, que se dirigiu ao vereador Sérgio. "Eu não sou de fazer lambança. Eu tenho ética. Eu ia simplesmente fazer uma pergunta ao nobre colega (Alan João)". E toca do assunto da Apeoesp, disse que teria se posicionado contrário à liminar primeiramente concedida, escreveu sobre isso, mas que não citou o nome do Sérgio em suas críticas. "Porque eu tenho ética e não faço lambanças", repetiu.

E o pau comeu (13)

E Pitbull explicou um ponto interessante sobre essa ação da Apeoesp. Se na decisão final de mérito desta ação afirmar que o decreto estadual se sobrepõe ao decreto municipal, "indiretamente estaria fechando a porta do comércio". "Simplesmente isso que eu iria perguntar ao nobre colega".

Que feio

No sábado passado o assunto das redes sociais foi o flagrante de uma mulher furtando em plena luz do dia placas de grama que tinham sido colocadas pela Prefeitura no canteiro da nova avenida Mariano Procópio, lá no Tio Chico (Recreio Aeroporto). A cena causou indignação em muita gente. Mas sabe que teve até quem defendeu essa pouca vergonha? Onde vamos parar!

Parabéns

O prefeito Rômulo Rippa completou mais um ano de vida na terça-feira, e eu aproveito para dar os parabéns publicamente. Outro que o parabenizou foi o governador João Dória, que ligou para o prefeito. Aproveitou e falou sobre a quarentena, que Rômulo precisa aguentar a pressão de setores que querem abrir tudo, disse ainda que sabe que as coisas estão caminhando bem em Porto Ferreira. Tá prestigiado, o rapaz. Ou não né!

Cala a boca? (1)

Mudando de assunto. Em 10 de junho de 2015, com o inesquecível comentário "cala a boca já morreu", da ministra Cármen Lúcia, o STF liberou por unanimidade as biografias não autorizadas e, com isso, reafirmou o direito à liberdade de expressão. Mas...

Cala boca? (2)

Visivelmente é perceptível a falta de preparo, desespero, destempero e mais alguns adjetivos daquele que está deixando muitos de seus eleitores arrependidos. Para aqueles que não sabem o que o fascismo causa. Nem queiram. Tudo indica que o fascismo e descontrole vão acabar se tornando uma loucura e, pior, dentro da nossa nação.

Cala boca? (3)

Muitos odeiam a imprensa. Isso será porque ela investiga, mostra processos, analisa, divulga. Claro, para isso a imprensa tem que ter boas fontes (aquelas que não mentem e pouco menos se enganam, daí não seria boa fonte) checam a matéria para evitar pagar mico, não gera fake news (isso não a torna dona da verdade), quando falha também sabe se retratar. Talvez seja por isso que temos a imprensa como uma das pilastras do poder. Só por isso. Então, quem deveria calar a boca seria o próprio interlocutor, pois ele com a boca fechada daria para um bom governante, ou não???

Orçamento de guerra

A Câmara aprovou na quarta-feira em segundo turno a emenda constitucional que cria o chamado orçamento de guerra, um dispositivo que estabelece um regime extraordinário de gastos na pandemia e aumenta as margens do Banco Central para estimular o mercado. A promulgação deveria sair ontem.

Ajuda aos Estados

O projeto de auxílio financeiro a Estados e municípios também votado na Câmara esta semana representou uma derrota para Paulo Guedes. O ministro da Economia queria como contrapartida o congelamento de salários de servidores, mas o lobby de categorias barrou parte significativa da medida.

Bola nas costas

O líder do governo na Câmara admitiu quarta-feira que partiu do presidente Jair Bolsonaro a ordem para beneficiar categorias e tirá-las do congelamento de salários planejado por Guedes. "Sou líder do governo e não líder de qualquer ministério"", afirmou Major Vitor Hugo. O texto precisa voltar para o Senado. E, assim, Guedes e Bolsonaro vão se estranhando cada vez mais. As saídas de Mandetta e, principalmente, de Sérgio Moro dos ministérios já foram um duro golpe ao presidente, que viu sua popularidade ser ainda mais reduzida. Se Guedes sair então...

Taxa básica de juros

Com o Brasil caminhando para uma recessão em decorrência da pandemia, o Comitê de Política Monetária do Banco Central cortou 0,75 ponto percentual da Selic. Agora, a taxa básica de juros no país está em 3% ao ano, o menor patamar da história. Mas isso chega no nosso bolso? Claro que não. Continuamos pagando os juros mais altos do mundo, nessa política econômica que privilegia bancos e sei lá mais quem, menos o povo. Até quando?

O lockdown do ministro

O ministro da Saúde, Nelson Teich, disse quarta-feira que o chamado lockdown será necessário em alguns lugares do Brasil. A medida de isolamento social radical já começou a ser adotada em várias cidades nesta semana. Enquanto isso, Porto Ferreira conseguiu abrir seu comércio e até o fechamento desta coluna não havia nenhuma ordem judicial em contrário, como ocorreu em outras cidades que tentaram o mesmo. Este fato fez o prefeito Rômulo Rippa ser muito requisitado para entrevistas em toda a região. Falou com as TVs regionais da ETPV, Club Band e Record, entre outros veículos da região.

O novo superintendente

Tácio Muzzi foi escolhido para comandar a superintendência da Polícia Federal no Rio. A nomeação acalma os ânimos dentro do órgão, devido a seguidas tentativas de Bolsonaro de colocar no cargo alguém de sua preferência. O delegado já atuou na Lava Jato e não tem relação direta com o presidente. Amém!