Brasil, essa é sua cara!

Coluna publicada no JORNAL DO PORTO dia 24-4-2020

Brasil, essa é sua cara!


Na quarta

A sessão ordinária da Câmara foi realizada na noite de quarta-feira (23), porque na segunda foi ponto facultativo. Mais uma vez a sessão teve a presença apenas dos vereadores e servidores no plenário, já que devido à pandemia do coronavírus o público está proibido de entrar. Tem gente que deve tá gostando disso, né?


Água

As pautas continuam enxutas, com poucos requerimentos e alguns projetos na ordem do dia. A diferença é que nesta quarta-feira houve a apresentação de uma indicação, coisa que não vinha acontecendo nas sessões anteriores. O vereador Marcelo Ozelin pediu isenção de tarifa de água para famílias menos favorecidas, comércios e empresas da cidade enquanto durar a pandemia. Na minha singela opinião, na questão das famílias acredito que até consiga, se é que já não tem algo nesse sentido. Sobre comércios e empresas já é mais difícil. Não sei quanto isso representa para a BRK, mas deve ser um percentual considerável das ligações da cidade. Talvez um desconto, mas isenção já vai ser demais, mas.... torçamos para que consiga.

Fake news

Aconteceu algo incomum na Câmara. Na quinta-feira da semana passada (16) houve uma sessão extraordinária para votação de alguns projetos urgentes. Foi coisa rápida, uma sessão de pouco mais de 6 minutos. Após a votação e alguns recados, o presidente da Casa se dirigiu a palavra à advogada Solange Faustino de Azevedo, dizendo que ela divulgou fake news sobre um suposto aumento de salário de vereadores e criação de 13º salário para os parlamentares.

Campanha

O presidente foi além, dizendo que a advogada é pré-candidata a vereador e estava fazendo "campanha", que estava jogando a Câmara contra a população, que os vereadores adiantaram devolução de dinheiro à Prefeitura, que estão remanejando emendas para ajudar no combate à pandemia e etc. Depois, ainda chamou pré-candidatos de "macaquinhos de presépio", e ainda disse que deveria convocar o presidente da OAB local para combater as fake news. "As pessoas estão extrapolando um pouco os limites da democracia, com fake news, induzindo a população à mentira", finalizou.

Retratação

Já na sessão de quarta-feira, a advogada enviou ofício à Câmara, solicitando ao presidente uma "retratação" quando ao seu pronunciamento na reunião anterior. Resumindo, o presidente disse que só fará uma retratação se, após o prazo de registro de candidaturas, a advogada não inscrever seu nome como candidata. Enfim, quanta coisa importante para se discutir numa sessão legislativa. Mas que estão proliferando fake news, estão. Isso que dá copiar e colar textos de "site" sem credibilidade.

Desacordo

Parece, e eu digo só que parece, que está havendo um desentendimento numa família tradicional da política ferreirense. Estão querendo descolar ou esconder a imagem de um dos integrantes, para não queimar o filme nas próximas eleições. Só parece.

Parabéns

Quem está de parabéns são os nossos jovens de ontem, a terceira idade, geração antiga ou mais velhos como queiram chamar. Mas o nome pouco importa o que importa é o ato de cidadania e respeito com a pandemia. Todos eles se resguardando e fazendo a quarentena pedida pelo governo. Parabéns. Exemplos a serem seguidos. Como diz o ditado de sempre respeitar os mais velhos pela educação e por tamanha sabedoria. Claro salve raras exceções a grande maioria está se preservando em suas residências, mostrando assim que se for culpa de alguém a proliferação, não vai ser por conta deles. Essa não vai pra conta dos velhinhos não. Parabéns.

Investimento estatal

Ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto anunciou quarta-feira um plano de obras públicas para reduzir o impacto do desemprego decorrente da pandemia do novo coronavírus. A opção pelo investimento estatal num momento de crise sofre resistência do ministro da Economia, Paulo Guedes, defensor de uma agenda liberal e de investimentos privados, não do governo.

Sem equipe econômica

O programa de recuperação econômica com impulso estatal em obras de infraestrutura foi anunciado no Palácio do Planalto, sem a presença de nenhum integrante da equipe econômica. O plano prevê a injeção de R$ 50 bilhões em investimentos com dinheiro público. São obras que estão paradas, entre outras coisas.

Negociação em curso

Jair Bolsonaro foi eleito com um discurso que dava, na área econômica, prioridade à iniciativa privada. O presidente também dizia, na área política, que iria romper com a lógica de "toma-lá-dá-cá" com o Congresso. Seu governo, porém, já negocia cargos com os partidos do chamado centrão da Câmara. Está tentando se blindar no caso de um impeachment. Já são 24 pedidos do tipo protocolado em menos de um ano e meio de mandato. O último a ingressar com pedido de impedimento foi Ciro Gomes, esta semana.

Irritação aparente

Bolsonaro tem mostrado irritação com o grupo que costuma esperá-lo na porta do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. Ao ser questionado pelos apoiadores, tem dado respostas ríspidas. À imprensa, disse que não sabia se aceitaria indicações políticas para cargos de governo.

Plano de abertura

O governador João Doria afirmou na quarta-feira que a flexibilização do isolamento social em São Paulo programada para 11 de maio será feita em etapas, com autorizações específicas para cada região do Estado, de acordo com o avanço da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Vai dividir tudo em verde, amarelo e vermelho, como um semáforo de trânsito. Quanto melhor o indicador, mais relaxamento.

Ressalvas ao momento

No Rio Grande do Sul, a abertura escalonada e regionalizada foi batizada pelo governador Eduardo Leite como "distanciamento controlado". A adoção da estratégia, porém, foi questionada por microbiologistas, em razão do atual momento da pandemia no Brasil.

Entraves do ministro

Em entrevista quarta-feira, Nelson Teich, o novo ministro da Saúde, confirmou o general Eduardo Pazuello como o novo secretário-executivo da pasta. A indicação é de Bolsonaro. O novo ministro também falou em diretrizes para tirar o país da quarentena, mas sem dar detalhes.

Fome mundial

O diretor-executivo do Programa de Alimentos das Nações Unidas, David Beasley, afirma que o mundo está à beira de uma fome de "proporções bíblicas". Segundo um relatório da entidade, a pandemia pode deixar 265 milhões de pessoas sujeitas à insegurança alimentar.

Ernesto e Zizek

O chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, citou em seu blog pessoal um livro recém lançado pelo filósofo esloveno Slavoj Zizek para provar que, segundo ele, há um plano comunista no mundo que quer tirar proveito do coronavírus. Zizek respondeu por meio de uma nota, dizendo que Araújo "infelizmente não entendeu a questão".

Preço do petróleo

Disputas geopolíticas e a pandemia do novo coronavírus resultaram em uma das maiores quedas do mercado de petróleo da história. Quem diria. Só que as baixas não chegam na mesma velocidade e proporção para o consumidor. Vai entender.