Zacarias Siqueira, produtor dos discos com sambas de enredo, morre no Rio aos 88 anos

Zacarias Siqueira, produtor dos discos com sambas de enredo, morre no Rio aos 88 anos

Zacarias Siqueira atuava desde 1972 na produção de discos com sambas-enredos

Reprodução / Facebook Acadêmicos do Grande Rio

? OBITUÁRIO – Postada em rede social da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio, a foto acima retrata o luto que tomou conta das agremiações carnavalescas com a morte do produtor fonográfico Zacarias Siqueira de Oliveira (30 de novembro de 1931 – 17 de abril de 2020).

Vice-presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) desde 2012, o paraibano Zacarias – ou Zaca, como era afetuosamente chamado no meio carnavalesco carioca – morreu aos 88 anos na cidade do Rio de Janeiro (RJ), vítima de problemas cardíacos, na madrugada de sexta-feira, 17 de abril. Restrita aos familiares do produtor, a cerimônia de cremação do corpo de Zacarias está marcada para a segunda-feira, 20, em cemitério do bairro do Caju.

Embora o nome de Zacarias Siqueira de Oliveira seja pouco conhecido pelo público fora dos estúdios e das quadras das agremiações foliãs, muito se deve a ele no quesito discos de sambas de enredo. Desde 1972, Zacarias foi o produtor executivo dos discos com as gravações oficiais dos sambas de enredo das agremiações da elite do Carnaval carioca.

Mais tarde, Zacarias foi o homem por trás da Gravasamba, a companhia fonográfica criada pela Liesa para editar os discos dos sambas em parcerias com gravadoras multinacionais. Nos últimos anos, o contrato de distribuição dos discos vinha sendo mantido com a Universal Music.

Muitas escolas de samba manifestaram a tristeza pela saída de cena de Zacarias Siqueira, em reflexo da dedicação do produtor ao samba e, em especial, à gravação para a posteridade dos sambas de enredo.
Acompanhantes Goiania