ETEC PROFESSOR JADYR SALLES LANÇA ANTOLOGIA

Fotos disponíveis no Jornal do Porto impresso do dia 13-3-2020

ETEC PROFESSOR JADYR SALLES LANÇA ANTOLOGIA


Na noite de 06 de março passada, ocorreu o lançamento da Antologia "Um Caminho... Uma vida" no Anfiteatro Isaltino Casemiro, antiga Fepasa. O livro é parte do Projeto "O idoso e o jovem" e foi idealizado e coordenado pela professora Tânia Maria Carniato Francalacci, apoiado pela equipe gestora, em especial pelo seu diretor, professor Renato Vicente de Paula, e com a coparticipação dos professores Carolina Marques de Oliveira Pereira – Educação Física, Fábio Ruy- Informática, Gabriela Morena dos Santos Dozzi Tezza - Analista de Suporte e Gestão - Bibliotecária, Gustavo Carlos Macatrozo – Geografia, Leandro Moreira – Informática, Maria de Lourdes Ribeiro Velloso – Artes e Sociologia, Maria Telma da Costa de Lucca – Geografia, Rui Cesar Ranzani – Informática, Sérgio José da Silva – Sociologia, Tânia Maria Carniato Francalacci – Língua Portuguesa e Literatura, Valquíria Aparecida Francisco de Lima – Língua Portuguesa e Literatura, Vanessa Regina Possani – Marketing.

A população idosa cresce em todo o mundo. Diante desta nova realidade, os países, e neste contexto o Brasil, necessita conhecer o desafio de inserir de forma ativa esta população a fim de não só aproveitar o potencial laboral como também a experiência desta faixa etária. Além disto, num mundo que apenas valoriza a juventude, é preciso um olhar para o idoso no sentido de garantir qualidade de vida, direitos assegurados e dignidade a eles.

Assim, durante o ano letivo de 2019, os alunos durante as aulas de Sociologia conheceram o Estatuto do Idoso. Nas aulas de Geografia, conheceram a realidade dos idosos em diversos países do mundo e do Brasil. Nas aulas de Biologia e Educação Física, conheceram as doenças que mais acometem os idosos, nas aulas de Literatura e Língua Portuguesa desenvolveram textos em gêneros como poesia, crônica dissertativa e artigo de opinião sobre o tema, depois de todas as seis classes de período integral terem visitado o Solar dos Jovens de Ontem nos meses de maio e junho.

Dentre os textos, foram selecionados os que compõem a antologia "UM CAMINHO... UMA VIDA". Nas aulas de Artes, os alunos elaboraram a capa e as ilustrações do livro. Nas aulas de Marketing, foram desenvolvidos os mecanismos de divulgação da obra e sua respectiva noite de autógrafos. E com os professores de Informática, os alunos realizaram a formatação do livro e inserção das fotos e de outras artes gráficas necessárias à confecção do volume. "O objetivo do projeto "O Idoso e o Jovem" além de informar e sensibilizar os alunos sobre a questão do idoso é também mostrar como as diferentes áreas do conhecimento interagem na ordem prática e profissional da vida e culmina com esta obra"

Na noite de autógrafos, o diretor de Etec, Professor Renato Vicente de Paula, explicou aos presentes as diretrizes do referido projeto e sua importância para os alunos e para a comunidade. Para conduzir o evento, teve a presença de Reginaldo Gallo que apresentou o grupo TradSom e o coral EnCanto, sob a regência da maestrina Tatiana Justino. As apresentações enriqueceram a noite e emocionaram o público que os aplaudiu em pé. O evento também foi transmitido ao vivo pela rádio Comunidade FM na voz de Paulo Carvalho que, além de prestigiar a noite de autógrafos, fazia em conjunto a comemoração de aniversário do grupo Tradição nascido nos estúdios da referida rádio. Na sequência, a professora Tânia apresentou aos presentes as etapas do respectivo projeto para que os presentes pudessem compreender como surgiu o livro e, em seguida, houve o momento dos autógrafos.

Para a realização do sonho da publicação do livro, alguns alunos e professores adquiriram antecipadamente volumes e as empresas ESTRUTEZZA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA, ESTÚDIO MASTER – FOTO E VÍDEO PRODUÇÕES, NATUFARMA – FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO, HOMEOPATIA E DROGAS, JORNAL DO PORTO e OXIPORTO GASES E SUPRIMENTOS também colaboraram com patrocínio para impressão.

O resultado é uma que obra transpira doçura, sensibilidade, amor e solidariedade sentimentos destilados da alma da juventude.

Os interessados em adquirir um exemplar entrem em contato por e-mail com a professora Tânia ou Vanessa:

[email protected] ou [email protected]

.