Casos de dengue sobem para 32: Controle de Vetores age em bairros com mais registros

Existem ainda outras 37 suspeitas aguardando resultados de exames

Casos de dengue sobem para 32: Controle de Vetores age em bairros com mais registros

A Seção de Controle de Vetores, vinculada à Secretaria de Saúde do município de Porto Ferreira, divulgou novos números da dengue nesta quarta-feira (11/03). O número de casos confirmados subiu para 32. Existem ainda outras 37 suspeitas aguardando resultados de exames.

A Seção tem realizado trabalho de intensificação das vistorias nos imóveis dos bairros Lagoa Serena, Santa Rosa, Bela Vista e Alto do Serra D"Água, fazendo o controle de criadouros em imóveis e terrenos baldios devido à confirmação de três casos positivos de dengue e quatro notificações de pacientes com suspeitas em toda a área que compreende esses bairros.

A equipe de controle de endemias tem realizado as atividades durante toda a semana, em horário comercial, mas obtendo sucesso nas vistorias em apenas 50% dos imóveis. Assim, a equipe tem estendido o horário de trabalho entre 17h e 19h, considerando aqueles moradores que chegam em casa neste horário após seu dia de trabalho, e aos sábados, atingindo assim o maior número de imóveis visitados nos bairros.

"Ressaltamos a importância da visita do agente aos imóveis, pois quanto maior for o número de imóveis fechados na área, mais tempo levará para que as ações de contenção das transmissões sejam concluídas. Lembrando que a nebulização da área (aplicação de inseticida) ocorre somente quando atingido o número de 15% de imóveis fechados. Esses números são essenciais para finalização das ações, pois se não forem primeiramente eliminados os criadouros com larvas do mosquito, a aplicação do inseticida torna-se ineficaz", explica Cláudia Beozzo, coordenadora de Vetores.

Com a concentração das notificações, a equipe de agentes de controle de endemias tem atuado nos imóveis, com a finalidade de identificar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, orientar a população sobre os cuidados de prevenção e sobre a importância de ficar atento quanto aos sintomas das doenças, alertando para procurar atendimento médico caso apresente sintomas como febre alta, dores no corpo, no fundo dos olhos, manchas avermelhadas na pele, dores nas juntas, entre outros. O uso do repelente também é uma ferramenta de prevenção importante neste momento de circulação de vírus.

Outro fator de grande relevância é que o paciente com suspeita ou com caso confirmado de dengue permaneça em repouso em sua residência, use repelente e evite deslocar-se para outros bairros do município, escolas, trabalho e demais locais públicos, evitando disseminar a doença para um número maior de pessoas. O paciente contaminado pelo vírus, se picado por um mosquito Aedes aegypti durante o período de 8 dias, contados a partir dia anterior ao primeiro dia dos sintomas, transmite o vírus ao inseto que, após o período de incubação picará outras pessoas e assim o número de casos de dengue tende a aumentar.

Receba bem o agente de endemias em sua casa, tire suas dúvidas e coloque em prática as orientações e cuidados recomendados. Assim, sua residência permanecerá livre de criadouros e sua família estará protegida contra a dengue. Dengue é uma doença perigosa e pode levar à morte.

Acompanhantes Goiania