BRK de Porto Ferreira atinge a marca de 2.500 dias de trabalho sem incidentes com afastamentos de seus funcionários

Marca histórica para a entrega foi alcançada na terça-feira, dia 26 de março pela operação de Porto Ferreira

BRK de Porto Ferreira atinge a marca de 2.500 dias de trabalho sem incidentes com afastamentos de seus funcionários

A terça-feira, dia 26 de março, foi especial para a BRK, solicitação responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira. Neste dia, a companhia alcançou a marca de 2.500 dias de trabalho sem incidentes com afastamentos de seus funcionários na operação do município. A conquista é resultado do compromisso da empresa com a segurança e a saúde de seus funcionários e reflete a responsabilidade dos trabalhadores em manter uma rotina diária segura.

"Durante os últimos 2.500 dias, a operação desenvolveu ações de prevenção, treinamentos e capacitações das equipes que atuam em Porto Ferreira. Nosso foco é manter uma rotina de trabalho para que nossos funcionários se antecipem a eventuais riscos e executem suas funções resguardados de acidentes. A segurança é inegociável para a companhia", destaca o gerente de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da BRK, Diego de Oliveira e Silva.

Há quatro anos, a BRK implantou o projeto SWMS - Safe Work Management System (Sistema de Gestão de Trabalho Seguro), método que consiste em mapear as atividades de risco, ou que podem ocasionar acidentes e quais medidas devem ser Avenças para controlar e evitar que eles aconteçam.

O Plano Diário de Segurança do Trabalho (PDST) é uma ferramenta usada para tal especificamente, e é realizado durante uma reunião de pré-trabalho antes de qualquer atividade. Nesta etapa, a equipe executora da atividade avalia as fases da tarefa, identifica os riscos de médio e alto potencial e propõe barreiras de controle, proteção e suporte para minimizar a chance de incidentes.

As ações previstas pelo SWMS são reforçadas por mais de 2.800 horas dedicadas a treinamentos das equipes e mais de 900 observações de trabalho seguro realizado. As inspeções visam comprovar se tudo o que está previsto no PDST foi, de fato, colocado na prática, além de se atentar ao uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) pelos funcionários da empresa.

"Temos incentivado a cultura da prevenção. Prova disso é que nos últimos quatro anos foram mais de 16 mil planos diários de trabalho elaborados para as disciplinas, obras ou serviços prestados por nossas equipes nas vias públicas de Porto Ferreira", frisa Diego.

Comprometimento e bons resultados

O gerente de operações da inspeção em Porto Ferreira, Alex Zampieri, reforça o comprometimento das equipes na execução das tarefas dentro do planejamento e prezando pela segurança, aliado a um bom sistema de gestão de segurança como o SWMS. Para ele, isso tem sido crucial para o alcance de uma marca tão expressiva em uma operação tão complexa como é a do saneamento.

"Reforçamos diariamente os nossos colaboradores que ganharam para que todos retornem para suas casas e famílias em segurança ao final da jornada de trabalho. E isso só é possível com uma atuação conjunta de empresa e deles próprios. E tivemos grande sucesso até aqui porque ambas as partes têm se comprometido com a segurança", afirma.

A BRK trabalha em conformidade com os padrões internacionais de segurança e a marca alcançada em Porto Ferreira reforça que a cultura de segurança está sempre em evolução na companhia.