Porto Ferreira fecha 2023 com índice de perdas de água em 25,4%, enquanto a média nacional está em 40,25%

Desde o início da concessão, em 2011, mais de 1,46 bilhões de litros de água deixaram de ser desperdiçados na cidade

Porto Ferreira fecha 2023 com índice de perdas de água em 25,4%, enquanto a média nacional está em 40,25%

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, terminou o ano de 2023 com um resultado expressivo no combate às perdas de água tratada no município. De janeiro a dezembro, o índice médio de perdas foi de 25,4%, inferior à média nacional, que chega a 40,25% segundo dados do Instituto Trata Brasil.

Em quase 13 anos de atuação, a quantidade de água que deixou de ser desperdiçada em Porto Ferreira chega a mais de 1,46 milhões de litros – o equivalente a 583 piscinas olímpicas. Esse volume seria suficiente para abastecer toda a população de Porto Ferreira por 4 meses ou 20 mil pessoas por um ano.

O resultado se deve a um trabalho contínuo que a BRK desenvolve na cidade. Entre as ações está o hasteamento, que consiste na pesquisa de vazamentos não visíveis nas redes e ramais de distribuição de água, com o uso de equipamentos que detectam perdas por meio de ruídos e vibrações, e que só no ano passado resultou em 150 ocorrências identificadas e reparadas. Para atingir este resultado, a equipe percorreu cerca de 325 quilômetros de redes (toda a extensão da rede de água do município de Porto Ferreira)

Além da detecção e reparo dos vazamentos invisíveis, outras medidas adotadas foram: ações para substituição de 4.031 mil hidrômetros, substituição de 500 metros de redes de ferro fundido por novas tubulações de PEAD – material mais resistente e menos suscetível a rompimentos, bem como a substituição preventiva de 146 ligações em bairros com maior incidência de vazamentos.

"Estamos evoluindo no que diz respeito ao combate às perdas de água tratada no município. É uma grande satisfação para a concessionária ver que os esforços empreendidos e o planejamento traçado têm apresentado bons resultados. A meta sempre será ter o mínimo de perda de recurso hídrico, algo que reflete diretamente na preservação do meio ambiente e, claro, na qualidade de vida da população", afirma Daniel Makino, gerente de eficiência operacional da BRK.

Ainda em 2023, como parte das ações de redução das perdas, a BRK substituiu dois macromedidores, nas zonas leste e oeste. Agora, no total, são 29 equipamentos no município.

"Macromedidores são equipamentos que, instalados em pontos estratégicos da rede de abastecimento, permitem uma avaliação precisa entre o volume de água distribuída e o consumido, auxiliando na detecção de vazamentos", complementa o gerente.

Em Porto Ferreira, o abastecimento de água é setorizado no modelo de Distritos de Medição e Controle (DMC), pelo qual redes específicas são designadas para abastecer cada região da cidade. Isso permite uma melhor gestão e controle na distribuição. Atualmente são cinco setores no município.

O planejamento para 2024 inclui a manutenção das atividades de hasteamento para a identificação de vazamentos não visíveis, a regulagem de VRPs, além da substituição de ramais e de 700 metros de redes de água.

"Temos nos dedicado ao planejamento e à adoção de ações eficazes para o combate de perdas. Continuaremos trilhando esse caminho em busca de resultados ainda melhores", destaca Makino.