Porto Ferreira em dois meses registra menor volume de chuva do que último ano

Índice pluviométrico, em janeiro e fevereiro de 2024 ficou 35% abaixo do que o registrado no mesmo período de 2023

Porto Ferreira em dois meses registra menor volume de chuva do que último ano

Em Porto Ferreira, o volume de chuvas nos primeiros meses de 2024, janeiro e fevereiro, se mostra menor do que no que último ano, de acordo com os dados do monitoramento pluviométrico da ETA OCL (Estação de Tratamento de Água Oswaldo Cunha Leme).

Em 2023, o volume em janeiro foi de 510,5 milímetros, já em 2024, fechou em 232,5 milímetros, o que representa uma queda de 54% no volume de chuva. Já nos vinte primeiros dias de fevereiro desse ano, foram registrados 187,7 milímetros de chuva nos pontos de monitoramento.

Os próximos dias seguem com previsão de altas temperaturas e diante deste cenário a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município, reforça a importância do consumo consciente de água, especialmente após 2023 ter registrado um consumo acima da média. No último ano foi registrado o consumo por habitante/dia de 233 litros, o que significa que cada pessoa consumiu, pelo menos, 123 litros de água a mais por dia que o recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que estima que cada pessoa necessita de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene.

"Com a redução das chuvas, é importante se ter uma atenção especial para o consumo sustentável da água, sem desperdícios, e a participação da comunidade nesse contexto é fundamental", destaca Daniel Makino, gerente de eficiência operacional da BRK em Porto Ferreira.

DICAS PARA UM CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA

  • Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.

  • Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.

  • Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de apenas 2 milímetros na tubulação de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia.

  • Organize a louça antes de lavá-la. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez. Isso também ajuda na economia.

  • Converse com as pessoas à sua volta sobre o consumo consciente de água, incentive ações de economia e redução no uso desse bem tão valioso.

Mais dicas para um uso consciente de água estão disponíveis na página da campanha Jogando junto pela água, em https://jogandojuntopelaagua.com.br/. Neste endereço eletrônico, a BRK reúne todas as informações relacionadas a estiagem, como dados atualizados dos mananciais de captação, índices pluviométricos e um detalhamento das ações da concessionária no município.