Rômulo Rippa anuncia Marcos Maquininha como seu pré-candidato a prefeito

Natural de Porto Ferreira, Marcos André Pereira Silva, o Marcos Maquininha, é casado com Kelli Piveta Silva, pais de Benício, de 8 anos. De família numerosa - são 14 irmãos

Rômulo Rippa anuncia Marcos Maquininha como seu pré-candidato a prefeito

A "pergunta do milhão" da política ferreirense neste final de 2023, sobre quem o prefeito Rômulo Rippa (PSD) e seu grupo vão apoiar como pré-candidato a chefe do Executivo em 2024, foi respondida. Em encontro realizado na terça-feira (19), com vereadores e líderes partidários, Rômulo anunciou que o escolhido é o atual secretário de Relações Institucionais da Prefeitura, Marcos André Pereira Silva, o Marcos Maquininha.

Conforme apurou a reportagem do Jornal do Porto, o nome de Maquininha, ex-vereador, ex-diretor da Câmara Municipal e que assessorou diversos governos municipais nos últimos 25 anos – veja perfil nesta página –, foi escolhido por dois motivos principais: sua capacidade e currículo técnico/político para dar continuidade ao modelo de governo implantado por Rômulo e por ser um nome de consenso dentro do grupo.

Segundo fontes que estiveram na reunião de terça-feira, o clima entre os presentes foi o melhor possível. O prefeito Rômulo Rippa abriu a palavra, anunciando o nome de Maquininha, e na sequência todos ali, sem exceção, também falaram em tom de apoio ao escolhido.

Estiveram presentes, além de Rômulo e Maquininha, o vice-prefeito Dr. Saldanha Leivas Cougo (Podemos) e esposa Paula; os vereadores Sérgio Rodrigo de Oliveira (União), Élcio Arruda (MDB), Rodrigo Louzada (PSD), Ricardo Patroni (PSD), Marcelo Ozelin (PP), Renato Rosa (REP), João Lázaro Batista (PSDB) e Priscila Enfermeira (PSDB); os representantes partidários Régis Berretta (PDT), Miguel Bragioni (PP), Alan João (PSB), Gustavo de Freitas (Podemos), Fábio Castelhano (PSD), e Beto Utinetti (Cidadania); e os ex-vereadores Ismael da Farmácia (REP) e Alessandro Bertazzi, o Dentinho (PP). A vereadora Luciane Lourenço, a Lu do Cachorro Quente (PSD), não compareceu por ter consulta médica em outra cidade, mas fez questão de, em ligação em viva voz ao grupo, declarar o seu apoio.

Em entrevistas anteriores ao Jornal do Porto, Rômulo Rippa já tinha adiantado a sua vontade de que o candidato do grupo deveria ser um nome de seu secretariado. Desde então, houve muitas especulações nos bastidores, diante do quadro qualificado que se apresentava.

Ao final, o nome de Marcos Maquininha prevaleceu por reunir diversos pontos positivos na visão do grupo político que está no poder. Tem larga experiência administrativa, tanto no Executivo como no Legislativo, uma formação acadêmica sólida, já trabalhou com outras correntes políticas (nos governos de André Braga e Dr. Maurício Rasi), tem ótimo trânsito no meio – inclusive com prováveis adversários que irá enfrentar –, e é um nome com baixíssima rejeição, entre outros.

O apoio irrestrito que o nome de Maquininha recebeu de presidentes de partidos e vereadores também foi um fator considerado fundamental. O JP apurou que havia entre as lideranças um certo receio de que, dependendo de quem fosse o escolhido, o grupo que veio se tornando cada vez mais forte e heterogêneo nos últimos anos poderia "rachar" no momento principal, que é a proximidade das eleições municipais, e assim fortalecer adversários.

"Se o clima no grupo continuar assim nos próximos meses vai ser uma campanha eleitoral muito boa", disse um político que esteve na reunião de terça-feira.

Agora, resta responder à "pergunta do meio milhão", ou seja, quem será o nome escolhido para ser pré-candidato a vice-prefeito(a) na chapa. No encontro, ficou acertado que isso deve ser decidido até junho de 2024, também em consenso.

[BOX]

Perfil: quem é Marcos Maquininha

Natural de Porto Ferreira, Marcos André Pereira Silva, o Marcos Maquininha, é casado com Kelli Piveta Silva, pais de Benício, de 8 anos. De família numerosa – são 14 irmãos –, Maquininha trabalhava desde adolescente no comércio de seu pai, na Vila Daniel.

O apelido "Maquininha", aliás, ele herdou de um dos irmãos, Wilson, que assim também era chamado, quando foi treinar futebol com o saudoso professor Isaltino Casemiro, ainda criança.

Maquininha é bacharel em Administração com especializações em Gestão Pública, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e em Finanças e Controladoria, pelo Centro Universitário Central Paulista (Unicep) São Carlos.

Atuando no setor público há mais de 25 anos, acumula em seu currículo passagens pela Câmara Municipal de Porto Ferreira, Prefeitura de Porto Ferreira, e Governo do Estado de São Paulo.

Na Câmara, foi diretor geral no período janeiro de 2021 a fevereiro de 2023; assessor legislativo no período de novembro de 2014 a dezembro de 2016; vereador no período de 2004 a 2008, sendo vice-presidente da mesa diretora no biênio 2007/2008. Além de presidir e compor diversas comissões permanentes.

Na Prefeitura de Porto Ferreira, nos períodos de 1997 a 2004; 2009 a 2012 e 2017 a 2020, atuou em diversos cargos, sendo os principais: assessor para Assuntos Legislativos, assessor de Governo e assessor de Gabinete, ambos vinculados ao Gabinete do Prefeito.

No Governo do Estado de São Paulo, nos anos de 2013 e 2014, foi diretor técnico, na então Secretaria de Gestão Pública, sendo designado pelo secretário para presidir a Comissão de Assuntos de Assistência à Saúde (CAAS).

Desde fevereiro de 2023 é o secretário da nova Secretaria de Relações Institucionais da Prefeitura, que tem sobre sua guarda a Seção de Controle e Contratos e Convênios e a Seção de Projetos. Como o nome diz, é o órgão responsável por gerir contratos e projetos, se relacionar com outras esferas governamentais e também com o Poder Legislativo local.