Rompimento de adutora de água bruta em Porto Ferreira afeta abastecimento no município

BRK atua para realizar o reparo com urgência. Incidente pode estar relacionado a queda de energia que afetou o município. Concessionária acionou uma equipe especializada de mergulhadores para atuar na intervenção, uma vez que o ponto de rompimento se encontra submerso no Ribeirão Santa Rosa, próximo a captação de água.

Rompimento de adutora de água bruta em Porto Ferreira afeta abastecimento no município

O rompimento de uma adutora de água bruta na noite deste domingo (05) em Porto Ferreira afeta o abastecimento no município. A BRK, concessionária responsável pelos serviços de saneamento da cidade, atua para realizar o reparo da tubulação, que fica em ponto submerso e, por isso, aumenta a complexidade da intervenção. No momento, não há previsão para normalização do abastecimento, que pode impactar todas as regiões da cidade.

Foi constatado um vazamento de grande proporção causado pelo deslocamento de uma junta mecânica instalada na rede de água bruta, o que ocasionou uma abertura na tubulação. A causa do incidente ainda está sendo apurada e pode estar relacionada a queda de energia que afetou o município na última sexta-feira (3), por ter provocado instabilidades no sistema elétrico para o bombeamento de água.

A adutora que se rompeu é responsável por transportar água da captação, que fica no rio Mogi, até a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no centro da cidade, para tratamento e posterior distribuição a todo o município.

Técnicos da concessionária estão a postos para proceder com o reparo da tubulação, porém o trecho onde houve a avaria se encontra submerso. O local é de difícil acesso e a concessionária acionou uma equipe especializada de mergulhadores profissionais, que estarão na cidade nesta manhã de segunda-feira, dia 06.

A concessionária avalia alternativas para o restabelecimento da operação o mais rápido possível, já que com a ocorrência, no momento, opera com 22% da sua capacidade. No caso de escolas e hospitais, a concessionária vai garantir o abastecimento por meio de caminhões pipa. Para as residências e demais imóveis, é fundamental otimizar o gasto de água considerando a água acumulada nos reservatórios domiciliares.

A empresa lamenta os transtornos causados e está adotando todas as medidas para regularizar o abastecimento de água na cidade o mais breve possível. Em caso de dúvidas, os clientes podem ligar para 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.