Mês das crianças na rede municipal de ensino tem concerto, passeios e contação de histórias

Ações acontecem em comemoração ao Dia das Crianças, dos Professores e dos Servidores Públicos

Mês das crianças na rede municipal de ensino tem concerto, passeios e contação de histórias

A Secretaria de Educação, por meio de sua Divisão de Ensino, elaborou um cronograma especial para as unidades educacionais durante esta semana, como forma de comemoração ao Dia das Crianças (12 de outubro), dos Professores (15 de outubro) e dos Servidores Públicos (28 de outubro). A programação contempla a apresentação da Orquestra Filarmônica Descalvadense e do Coro Municipal de Descalvado, visitas ao Parque Estadual de Porto Ferreira, contação de histórias nas unidades de creches e pré-escolas, e outras atividades realizadas pelas próprias unidades educacionais.

As comemorações do mês de outubro são tradicionais na rede municipal de ensino. Crianças e alunos aguardam ansiosos as atividades recreativas, o cardápio especial e os passeios realizados pela cidade. Visitas a clubes e parques, passeios de trenzinho, brinquedos infláveis, brincadeiras e sorvetes fazem a alegria de todos na escola.

No período de 16 a 31 de outubro, a equipe multiprofissional da Seduc realizará contações de histórias às crianças matriculadas nas creches e pré-escolas municipais. O projeto é uma extensão do trabalho já desenvolvido pela psicopedagoga Lilian Ilhéo desde o início do ano.

Nesse mês, o projeto tem contado com a participação das coordenadoras pedagógicas de Educação Infantil, Janice Montalvão (Creches) e Danusa Marin (Pré-escolas), das coordenadoras pedagógicas de Educação Especial, Carolina Nepomuceno (Educação Infantil) e Elisângela Balduino (Ensino Fundamental e Médio), da fonoaudióloga Elaine Valério Davilla, da psicóloga Ingrid Déssio, da nutricionista Bruna Beltran e das assistentes sociais, Jussara Marques Taborda e Ana Alessandra Borges.

Outra ação a ser desenvolvida pela Seduc são as visitas dos alunos dos nonos anos da EMEFM Mário Borelli Thomaz ao Parque Estadual de Porto Ferreira, na última semana do mês de outubro. A atividade propõe uma ação voltada ao meio ambiente, através da Trilha das Árvores Gigantes, proporcionando aos visitantes a possibilidade de admirar a imponência de árvores emergentes e centenárias como jequitibás-rosa e branco, perobas-rosa, jatobás, figueiras e outras espécies, além das belas corredeiras do Ribeirão dos Patos. A atividade está sendo organizada pelo coordenador pedagógico da área de Ciências Naturais, Richard Moretto.

E como forma de coroar as atividades desenvolvidas no mês de outubro, a proposta da Secretaria de Educação é a apresentação de um concerto comemorativo, pela Orquestra Filarmônica Descalvadense e Coro Municipal de Descalvado. A apresentação, realizada em parceria com a Associação Cadenza de Música, acontecerá na segunda-feira (16/10), nas dependências do Sest/Senat, a partir das 19h. O evento está sendo organizado pela coordenadora pedagógica da área de Arte, Juliana Turquetti, e pela chefe da Divisão de Ensino, Keila Marcondes.

"A semana das crianças já é uma atividade prevista anualmente no calendário escolar e de atividades educacionais. Agregar a essas comemorações o Dia do Professor e do Servidor Público foi uma forma de homenagear aqueles que trabalham arduamente para garantir a prestação de um serviço de qualidade à população ferreirense", afirmou Maria Cecília Gallo da Cunha Leme, secretária de Educação.