Guarda Municipal de Porto Ferreira prende acusado de homicídio de idosa de 80 anos

O acusado justificou o ato, alegando que matou a idosa porque ela insistia para que sua filha se separasse dele

Guarda Municipal de Porto Ferreira prende acusado de homicídio de idosa de 80 anos

Na noite deste sábado, 7 de outubro de 2023, a Guarda Civil Municipal de Porto Ferreira agiu de forma decisiva na prisão de um indivíduo acusado de um crime chocante. Um homem de 54 anos, foi detido após ser acusado de assassinar a ex-sogra de 80 anos na manhã de sexta-feira em Descalvado, SP.

Segundo informações, o acusado teria presenciado a saída de sua ex-esposa da residência onde vivia com sua mãe. Aproveitando a oportunidade, ele invadiu a casa e agrediu a idosa com um pedaço de madeira, deixando-a inconsciente antes de fugir para a cidade de Santa Cruz das Palmeiras. Infelizmente, a idosa não resistiu aos ferimentos e veio a falecer. Seu corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de São Carlos.

No sábado, a GCM de Porto Ferreira obteve informações de que o suspeito havia embarcado em um ônibus com destino a Ribeirão Preto, com a intenção de fugir para Minas Gerais, seu estado de origem. Os guardas municipais Bernardo e Giovani agiram rapidamente, aguardando a chegada do ônibus na Rodoviária de Porto Ferreira e detendo o acusado. O indivíduo acabou confessando o crime e foi conduzido ao Plantão Policial, onde foi autuado em flagrante pelo delegado, Dr. Guilherme Henrique Germano, antes de ser recolhido ao Centro de Triagem de São Carlos.

Em uma reviravolta, o acusado justificou o ato, alegando que matou a idosa porque ela insistia para que sua filha se separasse dele.

Este caso levanta questões sobre o papel das Guardas Civis Municipais (GCMs) no Brasil. Em contradição à decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu as guardas municipais como órgãos de segurança, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) limitou sua atuação à proteção patrimonial. Apesar das discussões sobre o escopo de atuação das GCMs, os guardas municipais de Porto Ferreira desempenharam um papel fundamental na detenção e prisão de um homicida, demonstrando a importância de sua presença e ação na comunidade.

O nome do acusado foi omitido em respeito à presunção de inocência, uma vez que ele ainda não foi julgado.