Funcionários em busca de respostas: Cerâmica Porto Ferreira deixa trabalhadores aflitos após acordo não cumprido

Na sede do sindicato, trabalhadores exigem explicações diante do descumprimento do acordo financeiro pela Cerâmica Porto Ferreira

Funcionários em busca de respostas: Cerâmica Porto Ferreira deixa trabalhadores aflitos após acordo não cumprido

Data: 04 de agosto de 2023

Uma equipe dedicada do Jornal do Porto teve o privilégio de testemunhar um momento crucial na vida de centenas de famílias no último dia 04 de agosto. Em uma demonstração de solidariedade e compromisso com seus trabalhadores, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Vidros, Cristais e Espelhos, assim como nas indústrias de Cerâmica de Louça de Pó de Pedra e da Porcelana e da Louça de Barro de Porto Ferreira, uniram forças para abordar uma questão de urgência: os atrasos significativos nos salários dos cerca de 400 trabalhadores.

Diante de uma situação angustiante que ameaçava a estabilidade financeira de tantas famílias, os representantes do Sindicato e da Cerâmica Porto Ferreira se reuniram para forjar um caminho que pudesse aliviar essa aflição. Conscientes do peso de uma crise econômico-financeira que pairava sobre a empresa e que se manifestava até mesmo em processos judiciais, ambos os lados entenderam a necessidade de encontrar uma solução.

Guiados pelo princípio fundamental da função social da empresa e pela preservação dos postos de trabalho, os representantes selaram um acordo coletivo de trabalho pioneiro. Este acordo não apenas propõe o parcelamento dos salários em atraso, aliviando assim as pressões financeiras dos trabalhadores, mas também busca estabelecer uma base sólida para os vencimentos futuros. Esse acordo simboliza uma luz de esperança em meio a tempos desafiadores.

Data: 08 de agosto de 2023

Na edição do dia 08 de agosto, o Jornal do Porto traz outra reportagem sobre o desdobramento da situação. Infelizmente, a Cerâmica Porto Ferreira não conseguiu cumprir o acordo firmado com o Sindicato e os trabalhadores. Mais do que uma questão de meros números em uma folha de pagamento, está em jogo a dignidade, os sonhos e os sustentos de centenas de famílias. As esperanças recém renovadas, que haviam trazido tênues sorrisos aos rostos desgastados dos trabalhadores, agora enfrentam a batalha contra a desilusão.

A luta desses trabalhadores transcende retórica vazia. Eles merecem a concretização das promessas feitas, merecem a realização das expectativas depositadas em um acordo que deveria oferecer um alívio tão necessário.

Data: 16 de agosto de 2023

Na manhã desta quarta-feira, dia 16 de agosto, alguns funcionários reunidos na sede do Sindicato buscavam respostas e ações diante da situação em curso. Um novo comunicado da Cerâmica Porto Ferreira trouxe atualizações sobre os esforços em andamento para reverter a situação. A empresa está atualmente passando por um processo de reestruturação financeira, buscando superar os desafios causados pela queda no faturamento, que por sua vez foi influenciada pelas tendências do mercado consumidor e a concorrência.

A empresa revelou que, desde 2017, encontra-se em Recuperação Judicial, o que dificulta o acesso a recursos financeiros. Sua estratégia de recuperação envolve a busca por parceiros no mercado financeiro para injetar capital e assim retomar a produção e comercialização dos produtos. Este processo já está em andamento e, na data de hoje, a informações de que até sexta-feira, dia 18 de agosto, uma decisão será tomada sobre o caminho a seguir.

Os funcionários reunidos na manhã de hoje demonstraram sua confiança na resolução positiva dessa situação, decidindo aguardar até sexta-feira, na esperança de que esta etapa crítica seja superada. O Jornal do Porto continuará acompanhando de perto essa saga, comprometido em informar a comunidade sobre os desenvolvimentos e desdobramentos dessa história de união e superação em face das adversidades econômicas.