Obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Fazendinha, em Porto Ferreira, finaliza julho com 51% de avanço

nvestimentos no local vão ampliar a capacidade de tratamento de efluentes e universalizar a operação do sistema de esgotamento sanitário em Porto Ferreira

Obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Fazendinha, em Porto Ferreira, finaliza julho com 51% de avanço

As obras realizadas pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, para a ampliação da capacidade de operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha, no Jardim Boa Esperança, atingiram 51% de avanço. O objetivo da intervenção é a universalização do saneamento básico no município, com a cobertura de 100% para coleta e tratamento dos efluentes gerados. A previsão de entrega é para dezembro de 2023.

No mês de julho tiveram início os trabalhos de montagem interna no novo módulo de tratamento biológico e a continuidade nas novas redes, que posteriormente serão interligadas ao sistema. O tratamento biológico é feito logo após o preliminar e tem como objetivo reduzir a carga orgânica contida no esgoto, por meio dos mecanismos de decantação, adensamento e digestão anaeróbia.

Além disso, também foi posicionado um dos novos painéis elétricos, que serão responsáveis pela alimentação dos novos equipamentos instalados.

Os investimentos realizados pela BRK na ETE Fazendinha têm como meta modernizar e ampliar a capacidade média de tratamento da unidade dos atuais 88 litros por segundo para 133 litros por segundo. Isso significa um acréscimo de 50% no volume atual.

A construção de um terceiro módulo de tratamento biológico, dos sistemas de preparo e dosagem de produtos químicos e de uma caixa divisora de vazão fazem parte do projeto, assim como a implantação de infraestrutura elétrica e de automação para atendimento dessas novas estruturas.

"A cada avanço das obras da ETE Fazendinha, ficamos mais perto da universalização do sistema de esgotamento sanitário do município. Isso representa mais um ganho significativo para a população e o meio ambiente", destaca Vinícius de Freitas, coordenador de engenharia da BRK em Porto Ferreira.

Informações sobre obras e solicitações de serviços

Além das obras na estação de tratamento, outras ações de melhoria foram implementadas pela BRK relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário de Porto Ferreira. Entre elas, as construções das duas novas estações elevatórias de esgoto bruto - EEE Cristo e EEE Lagoa Serena - e as respectivas linhas de recalque de ambas.

As informações sobre as obras podem ser acessadas no site da BRK e nos perfis da concessionária nas redes sociais.

Já para solicitação de atendimento, a empresa disponibiliza os contatos via telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas, e pelo WhatsApp pelo (11) 9 9988-0001, que responde de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h.