BRK registra no primeiro semestre o segundo maior volume de chuvas de Porto Ferreira em 8 anos

De janeiro a junho, choveu na cidade o equivalente a 1.019 mm, cerca de 26% a mais que no ano anterior; quantidade só não foi maior que o apurado em 2016

BRK registra no primeiro semestre o segundo maior volume de chuvas de Porto Ferreira em 8 anos

O volume acumulado de chuvas nos primeiros seis meses de 2023 em Porto Ferreira foi o segundo maior apurado nos últimos oito anos. Ao todo, foram 1.019 milímetros distribuídos entre os meses de janeiro e junho deste ano, quantidade que só não foi maior que os 1.033mm apurados no mesmo período de 2016. Os dados fazem parte do levantamento pluviométrico mensal realizado desde 2016 pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município.

O objetivo do acompanhamento realizado pela companhia é analisar e, quando necessário, adotar medidas de forma preventiva para preservar o abastecimento de água do município. Para isso, há um equipamento de aferição do volume pluviométrico instalado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha.

Em relação ao resultado de 2023, em um comparativo com o apurado no ano anterior, quando nos primeiros seis meses choveu 808,5 mm, a quantidade acumulada de água foi 26% superior. Ainda considerando a série histórica, o pior resultado ocorreu em 2020, quando o volume de precipitação sobre a cidade foi de 592mm.

Para exemplificar o que esses dados significam, cada milímetro equivale a um litro de água distribuído em uma área de um metro quadrado.

"De fato, tivemos a primeira metade do ano muito positiva, com boa quantidade de chuvas e a preservação de um volume seguro para captação em nossos mananciais. Esse cenário, contudo, contrasta com a perspectiva para os próximos quatro meses, que é quando a estiagem deve prevalecer, com tendência de poucas chuvas e de um inverno de temperaturas não tão baixas", explica Daniel Makino, gerente de eficiência operacional da BRK em Porto Ferreira.

Jogando Junto Pela Água

O acompanhamento dos mananciais que abastecem a cidade, dos índices de chuva e dicas que podem ser adotadas dentro de casa para fazer o uso mais racional da água, podem ser acessados pela população no site da campanha "Jogando junto pela água" https://jogandojuntopelaagua.com.br. O ambiente virtual é mantido pela BRK e as atualizações são semanais a respeito dos mananciais e mensais no que diz respeito aos indicadores pluviométricos.

Atenção ao período de estiagem

Os meses entre junho e outubro são definidos como o período de estiagem para o estado de São Paulo, conforme a Defesa Civil estadual. Nesses meses há redução, atraso ou mesmo ausência total de chuvas em todo o estado. Por isso, há recomendações para atravessar o período sem grandes problemas, como usar a água de forma consciente, evitar acender fogueiras ou queimadas para não piorar a qualidade do ar e otimizar o consumo de energia elétrica, uma vez que a principal matriz de geração do país continua sendo a hidrelétrica.