Projeto Guri fecha 1º semestre com grande apresentação realizada por alunos do polo

Uma apresentação que fez os presentes viajarem por um Brasil ao ritmo de "Brasileirinho"

Projeto Guri fecha 1º semestre com grande apresentação realizada por alunos do polo

O polo do Projeto Guri de Porto Ferrei encerrou suas atividades no primeiro semestre de 2023, com uma apresentação musical realizada por alunos das diversas atividades que compõem o projeto. Uma apresentação que fez os presentes viajarem por um Brasil ao ritmo de "Brasileirinho", de Waldir Azevedo. Um Brasileirinho que empolgou, arrancou aplausos e fez os presentes conhecerem ainda mais o projeto que impacta mais de 65 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos no Estado de São Paulo, além de seus familiares. Um dos maiores projetos de educação musical e inclusão sociocultural do Brasil, espalhado em mais de 335 polos de ensino, em 292 cidades do estado paulista, conforme informou a coordenadora do Projeto Guri em Porto Ferreira, Manuela Arnoni Moretto Ferreira. Esse estado de espírito presente no polo ferreirense, orgulha de seus brasileirinhos e brasileirinhas que participaram das apresentações musicais de canto coral, percussão, viola caipira e violão. "O projeto Guri é minha vida e mais que uma escola de música, é um estilo de vida que amo e ele me dá um vislumbre sobre o sonho de uma carreira musical", declara Letícia Carvalho de Oliveira. Letícia de 15 anos, estudante do 9º ano do ensino fundamental, soube levar emoção ao público em sua apresentação com o "brasileirinho". E não há como deixar de enfatizar seu agradecimento aos professores, a auxiliar do polo Maria Cristina Machado e a Manú. Manuela Moretto agradeceu a todos os presentes, pais e representantes que encheram os olhos ao contemplarem pequenos cidadãos cantarem "Minha Canção" de Chico Buarque e outras músicas mais, que enaltecem o trabalho desenvolvido pela professora Savana Mirela da Silva, com o canto e coral.

Miguel Baccarin tem 10 anos e sempre quis tocar guitarra, por isso entrou para o Projeto Guri, onde começou a tocar violão, para alegria de seus pais que prestigiaram o evento, sem esconder a emoção de veem o filho tocar na apresentação. Quem também não disfarçou a alegria por ver o neto tocar, foi o avô do Miguel Felipe. Ele diz que o menino de nove anos há dois anos vem aperfeiçoando seu estilo musical nas aulas do projeto e hoje, ele consegue tocar qualquer música apenas pelo simples fato de ouvir.

De ouvidos atentos, estava o professor Leandro Silva Neves, quando os iniciantes começaram a tocar Lets Rock, assim como o professor de Viola Caipira Pedro Kelate, com a canção infantil "Dona Aranha". Mas a segurança veio quando a apresentação da música "Come As You Are", da banda Nirvana, aconteceu de forma suave pelas cordas da viola de uma talentosa aluna. Talento também não faltaram aos alunos de violão do professor Tiago Veltrone, com a apresentação do "Menino da Porteira", do Sérgio Reis.

E de apresentação em apresentação, de sonhos estendidos pela estrada da música, de pais e familiares encantados com a apresentação das crianças e adolescentes, os mais de 4 meses que as aulas de músicas foram realizadas na UNICEP Porto Ferreira, formaram pequenos cidadãos com disciplina, com foco e determinação para aspirarem um futuro, conforme enfatizou a mãe do Miguel Baccarin. Diante desse cenário de emoções, aplausos e aprovação ao trabalho realizado, Manuela Moretto reiterou seus agradecimentos ao apoio que eles recebem do governo do estado paulista por meio de sua Secretaria de Cultura e Economia Ativa, sem esquecer a mesma Secretaria de Cultura de Porto Ferreira e por fim, a Prefeitura Municipal de Jaú, que compartilha com crianças e adolescente da capital da cerâmica, o desejo de formar o futuro da música brasileira, onde brasileirinhos e brasileirinhas têm atualizado ritmos com profundos aprendizados no Projeto Guri e os de Porto Ferreira, estão contribuindo com essa atualização e expansão.