Fórum da Democracia na Comunicação promove assembleia virtual para fortalecer rádios comunitárias

A atuação das rádios comunitárias desempenha um papel fundamental ao permitir que as vozes das comunidades sejam ouvidas e contribuam para o desenvolvimento local

Fórum da Democracia na Comunicação promove assembleia virtual para fortalecer rádios comunitárias

Na noite desta segunda-feira, dia 26 de junho, o Fórum da Democracia na Comunicação realizou uma assembleia extraordinária por meio do aplicativo Zoom. Há mais de 30 anos, essa entidade tem se dedicado a defender os interesses das rádios comunitárias, desempenhando um papel fundamental na promoção da participação cidadã e dando voz às comunidades onde atuam.

Com a participação de cerca de 40 pessoas, representando rádios comunitárias da capital, interior e da Baixada, o encontro teve como objetivo principal fortalecer a união em torno de uma pauta comum. Dentre os assuntos discutidos, destacaram-se a ida do Fórum da Democracia na Comunicação para Brasília e a mobilização dos radiodifusores comunitários de todo o estado de São Paulo para o evento que ocorrerá em 24 de agosto, na cidade paulista.

Um dos principais desafios enfrentados pelas rádios comunitárias é transpor as burocracias impostas às associações mantenedoras dessas emissoras. A conquista da Lei 9.612 de 1998 foi um marco importante nesse sentido, estabelecendo as restrições e os requisitos legais para as outorgas das rádios comunitárias. Muitas emissoras já estão no processo de renovação de suas outorgas, algumas necessitando regularizar documentações, e é nesse contexto que o Fórum da Democracia na Comunicação tem se mostrado um forte aliado e uma das entidades representativas mais influentes do Brasil.

O comunicador Ferreirense Paulo Carvalho, que participou da assembleia, relatou para a reportagem do JP, a relevância das pautas discutidas e expressou confiança nas ações de Washington, Doutora Marilene e Engenheiro Euzébio, destacando o amor, dedicação, eficiência e entusiasmo com os quais eles trabalham. Além disso, Carvalho enfatizou a presença de vários companheiros engajados no fortalecimento das rádios comunitárias em todo o estado de São Paulo e no Brasil.

A atuação das rádios comunitárias desempenha um papel fundamental ao permitir que as vozes das comunidades sejam ouvidas e contribuam para o desenvolvimento local. A renovação do compromisso dessas emissoras e o engajamento dos membros do Fórum da Democracia na Comunicação demonstram a importância de se buscar um ambiente favorável para o fortalecimento e a expansão desse setor. O trabalho conjunto e a união em torno de uma pauta comum certamente contribuirão para superar os desafios e garantir um futuro promissor para as rádios comunitárias no Estado de São Paulo e em todo o Brasil.

Acompanhantes Goiania