BRK realiza substituição de macromedidor na noite desta terça (20) em Porto Ferreira

Intervenção faz parte do trabalho contínuo que a concessionária executa na cidade para redução do índice de perdas de água

BRK realiza substituição de macromedidor na noite desta terça (20) em Porto Ferreira

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, vai realizar na noite desta terça-feira, dia 20, mais uma ação para a redução do índice de perdas de água na cidade. Trata-se da substituição de um macromedidor instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA).

Os macromedidores são equipamentos que permitem aferir se o volume de água que sai do reservatório (medido pelo macromedidor) é o mesmo entregue nos imóveis dos clientes (medido pelos hidrômetros). Essa análise possibilita identificar eventuais vazamentos invisíveis e, quando identificados, corrigi-los com maior rapidez, evitando desperdícios de água tratada.

A ação faz parte do trabalho de redução do índice de perdas que a empresa executa continuamente na cidade. "O equipamento possibilita a identificação das áreas críticas do ponto de vista de perdas e o correto direcionamento de ações focadas, por exemplo, na localização de vazamentos invisíveis ou na renovação do parque de hidrômetros. Com isso, temos uma melhor gestão do sistema, o que contribui para a redução das perdas", explica Alex Zampieri, gerente de operações da concessionária em Porto Ferreira.

Em 2022, o município fechou o ano com índice de perdas em 24,5%. O valor é muito abaixo do encontrado no início da concessão, em 2012, quando o indicador era de 51,8%. Vale destacar ainda que o atual índice de Porto Ferreira também se encontra bem abaixo do nacional que é 40,25%, segundo relatório do Instituto Trata Brasil, divulgado neste ano.

Em quase 11 anos de atuação, a quantidade de água que deixou de ser desperdiçada na cidade chega a 1.553.326 metros cúbicos (m³) ou mais de 1,5 bilhão de litros – o equivalente a 600 piscinas olímpicas.

Oscilações no abastecimento de água

Por conta da substituição do macromedidor na ETA, o abastecimento de água na cidade pode ter oscilações entre a noite desta terça, dia 20, e a madrugada desta quarta, dia 21.

A concessionária optou por realizar o serviço noturno para minimizar os impactos à população. A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado na manhã desta quarta-feira, dia 21.

Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população. Os bairros que podem ser afetados são: Jardim Anésia, Jardim Águas Claras, Jardim São Manoel, Jardim Dalva, Jardim dos Ipês, Jardim Residencial Areia Branca, Jardim Primavera, Centro, Vila Daniel, Vila Nova, Jardim Santa Maria, Jardim Santa Marta, Polo Comercial José Salomé e Jardim Progresso.

Em caso de dúvidas ligue para 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.


Acompanhantes Goiania