Rádio Primavera recebe concessão do Ministérios das Comunicações para se tornar FM

Rede Conecta - As antigas emissoras Rádio Primavera e a Rádio Porto FM pertencem desde 2022 ao Grupo São Leopoldo Mandic de Comunicação

Rádio Primavera recebe concessão do Ministérios das Comunicações para se tornar FM

Oito cidades brasileiras, inclusive Porto Ferreira, receberão novas estações de rádio FM, conforme anunciado quarta-feira (14) pelo Ministério das Comunicações (MCom) e publicado no Diário Oficial da União (DOU). Entre os municípios contemplados, quatro estão localizados no Estado de São Paulo – além de Porto Ferreira, Jaboticabal, Piracicaba e Ribeirão Preto. Também há novas concessões para Manhuaçu (MG), Três Passos (RS), Tangará e Dionísio Cerqueira (SC).

As entidades responsáveis por transmitir a programação nessas regiões serão autorizadas a explorar o serviço de radiodifusão sonora em FM pelo período de dez anos, sem exclusividade. No entanto, as outorgas ainda estão sujeitas à deliberação do Congresso Nacional antes de serem oficializadas.

Com essa iniciativa, espera-se fortalecer a oferta de conteúdo radiofônico nas localidades contempladas, proporcionando maior diversidade de informações e entretenimento para os moradores. As publicações dos extratos do Termo Aditivo de cara emissora foram feitas no DOU desta terça-feira (13).

Recentemente, o MCom anunciou que cinco cidades brasileiras receberão novas estações de rádio FM. Entre os municípios contemplados, quatro estão localizados no estado do Pará - Concórdia do Pará, Chaves, Cachoeira do Arari e Bujaru. A quinta concessão é para a cidade de Presidente Prudente, em São Paulo.

Confira a lista abaixo:

Manhuaçu/MG:

Rádio Manhuaçu AM 710 para FM 106.9 - Classe A3

Três Passos/RS:

Rádio Difusora AM 1350 para FM 88.9 - C

Tangará/SC:

Rádio Tangará AM 1570 para FM 104.3 - Classe C

Dionísio Cerqueira/SC:

Rádio Fronteira AM 570 para FM 94.9 - Classe B1

Porto Ferreira/SP:

Rádio Primavera AM 1370 para FM 98.3 - Classe C

Jaboticabal/SP:

Rádio Vida Nova AM 1210 para FM 103.1 - Classe B2

Piracicaba/SP:

Rádio Educadora AM 1060 para FMe 86.5 - Classe A3

Ribeirão Preto/SP:

Rádio Bandeirantes AM 1270 para FM 85.3 - Classe A4

(Já está operando e agora em caráter definitivo).


Rede Conecta – As antigas emissoras Rádio Primavera e a Rádio Porto FM pertencem desde 2022 ao Grupo São Leopoldo Mandic de Comunicação, por meio da Rede Conecta FM, com os novos nomes de Conecta FM Porto FM 106.9 e Conecta Rádio Primavera AM 1470, ambas situadas em Porto Ferreira.

A primeira emissora do município, a Rádio Primavera AM foi inaugurada oficialmente em 29 de julho de 1962. A instalação de uma rádio, porém, já era cogitada em 1948 por Máximo Fenili, empresário proprietário do extinto jornal O Ferreirense, quando adquiriu o serviço de alto-falantes que funcionava na praça Cornélio Procópio.

Em 1959, os proprietários do Serviço de Alto Falantes Primavera eram Arlindo Martins, Jorge Pedro Assef Júnior, José Klein Sobrinho e Alceu Cruz. Eles começaram tratar de conseguir autorização para instalação de uma emissora de rádio.

Em viagens à então capital federal, Rio de Janeiro, o grupo descobriu que já havia no município dois pedidos para instalação de uma emissora. Um, da Difusora de Porto Ferreira, do professor Mário Borelli Thomaz, e outro, da Rádio Nossa Senhora Aparecida, do padre Octaviano Antônio Pavesi.

O pedido da Difusora, por não atender prazo para entrega de documentos, foi cancelado. O padre Pavesi, porém, tinha grande possibilidade de conseguir a autorização. Os sócios do serviço de alto-falantes, então, se reuniram com Pavesi e ficou decidido que ele seria um novo sócio.

Em 1960, o Ministério das Comunicações do governo Juscelino Kubistchek autorizou o funcionamento da emissora. Em janeiro de 1961, o novo presidente, Jânio Quadros, cancelou as concessões do ano anterior, quando a rádio já funcionava em caráter experimental. Após a renúncia de Jânio Quadros, ainda em 1961, a emissora foi novamente autorizada a funcionar. Sua inauguração oficial foi somente em 29 de julho de 1962.

Joaquim Coelho Filho, empresário e ex-prefeito por duas gestões, compraria anos depois as cotas de Alceu Cruz. Na década de 1980 o empresário Nicolau de Vergueiro Forjaz, da Cerâmica Porto Ferreira, adquiriu as cotas de Coelho Filho e Assef Júnior. Posteriormente, estas cotas foram vendidas para Roberto Paulo Valeriani Ignatios, filho do ex-prefeito e empresário Syrio Ignatios. Ele e José Klein Sobrinho ficaram à frente da emissora até o início deste século, quando passou às mãos de um empresário de São Carlos.

No dia 31 de agosto de 2020 foi anunciado o final das transmissões ao vivo da Primavera. A emissora, porém, não saiu do ar. Continuou com uma programação de músicas e anúncios, mas tudo feito em computador, sem os radialistas.