Nomes a receberem o Título de Cidadão Ferreirense são aprovados por vereadores

Projetos foram aprovados por unanimidade; Karina Rodrigues e Tio Zé serão os homenageados

Nomes a receberem o Título de Cidadão Ferreirense são aprovados por vereadores

Na sessão ordinária da semana passada (05/06), os vereadores da Câmara Municipal de Porto Ferreira votaram e aprovaram os dois nomes para receberem, neste ano, os Títulos de Cidadão Ferreirense, por meio de votação secreta dos Projetos de Decreto Legislativo nº 01/2023 e 02/2023.

Os nomes aprovados pelos parlamentares para receberem as homenagens foram a nutricionista Karina Massoneti Tozzato Rodrigues, indicado pelo presidente da Câmara, vereador Sérgio de Oliveira (União Brasil), e o escritor José dos Santos Filho (Tio Zé), indicado pela vereadora Priscila Franco (PSDB). Ambos, tiveram suas aprovações por unanimidade. Os títulos deverão ser entregues em sessão solene a ser agendada.

Karina Massoneti Tozzato

A nutricionista Karina Massoneti Tozzato é natural de Valença, no Rio de Janeiro, onde residiu com seus pais e irmão até os quatro anos, quando veio para Porto Ferreira. No município, Karina passou sua infância, tendo estudado na Escola do Comércio e no Colégio "John Kennedy".

Em 1996, ingressou na faculdade de Nutrição na Universidade Paulista de Ribeirão Preto, tendo se formado em dezembro de 2000. Durante a faculdade, a nutricionista fez estágio no Hospital Dona Balbina onde despertou sua paixão pela nutrição clínica e foi a primeira nutricionista da entidade, atuando até hoje como voluntária do Hospital.

Foi também uma das criadoras do projeto Bate Coração que, durante seis anos, atendeu a população na prevenção de doenças crônicas, entre elas a obesidade. Outro trabalho voluntário desempenhado por Karina é junto à APAE, atendendo em seu consultório as crianças encaminhadas pela instituição.

José dos Santos Filho

O conhecido Tio Zé nasceu na zona rural e começou a trabalhar na roça ajudando seus pais quando tinha nove anos. Aos 17 anos, mudou-se para Porto Ferreira junto com sua família. Com 30 anos, retomou os estudos na modalidade suplência, fazendo a aula pelo rádio.

Com a formação ginasial, Tio Zé começou a trabalhar em uma empresa onde ficou até se aposentar. Em determinado período, passou a fazer anotações de relatos de sua vida e foi incentivado por um de seus amigos a tornar pública essas anotações.

A sua primeira publicação foi um conto sobre um fato curioso que havia acontecido em sua casa, tendo participado com ele do Mapa Cultural Paulista, sendo premiado com a medalha de ouro. Hoje, são quatro livros escritos de contos mesclados com poesia resgatando causos contados pelos avós, além de três livros com receitas culinárias resgatando o sabor da comida de fazenda.

Tio Zé também é voluntário Amigo da Escola, onde procura incentivar nos alunos a paixão pela leitura e também censo de cidadania. Possui em seu currículo várias medalhas de ouro de concursos literários que participou, além de outras homenagens como o convite para conduzir a tocha olímpica em 2016.